Dois dos 15 presos da Operação Cela 03, deflagrada pelo GAECO do Ministério Público, são colombianos, e foram localizados nas zonas Norte e Sul de Teresina (PI). O alvo da ação foi um esquema criminoso envolvido com o tráfico interestadual de drogas, que funcionava entre o Piauí e o Maranhão.
Nessa segunda fase da Operação Cela 03 visou desarticular o braço financeiro do Bonde dos 40 aqui na região [...] parte desses alvos hoje trabalhavam com a agiotagem, a lavagem de capitais perpassa pelo trabalho de agiotas, e agiotas que via de regra vinham de outros países, estavam legalmente aqui no nosso estado brasileiro, mas que estão trabalhando em prol dessa organização criminosa, que é com empréstimo de dinheiro, de forma ilícita e iscúria, famosa agiotagem, que é através da lavagem de capitais, disse o Promotor do MPMA, Fernando Berniz.
OPERAÇÃO CELA 03
Em agosto de 2024, ocorreu a primeira fase da operação, onde 26 pessoas foram presas com várias armas de fogo. A segunda fase começou a partir de provas encontradas, que revelou a participação de mais pessoas no esquema, que atua tanto no Maranhão quanto no Piauí.
Além do esquema forte e estruturado ligado ao tráfico de drogas, as autoridades descobriram também um comércio de veículos roubados, ligado aos mesmos criminosos.
Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, a Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís (MA) expediu 15 mandados de prisão preventiva e vários mandados de busca e apreensão.
Nove pessoas foram presas - incluindo os colombianos - e as outras seis já estavam no sistema penitenciário.
É um trabalho contínuo, permanente, como deve ser os trabalhos de combate ao crime organizado [...] a droga que vem de fora, a rota do tráfico, que a gente já conhece, como essa droga chega aqui e como é que ela é distribuída. Inclusive, a gente já vem acompanhando isso desde a Operação Mormaço, deflagrada ainda no 2021, disse o delegado Ricardo Herlon.
Saiba mais detalhes!
APOIO POLICIAL
A complexidade e a natureza interestadual desta fase da Operação Cela 03 demandaram a cooperação de diversas forças de segurança, além de promotores de justiça e de servidores dos Ministérios Públicos do Maranhão e do Piauí, totalizando 180 agentes públicos envolvidos.
O Gaeco-MA tem o apoio fundamental do Gaeco-PI na execução dos mandados de prisão e de busca e apreensão. O apoio em campo foi garantido pela Polícia Militar do Maranhão (11º BPM de Timon) e pela Polícia Militar do Piauí (BOPE e BEPI).