CENA DE HOMICÍDIO: Policial Civil do Piauí revela soluções para aumentar resolutividade de crimes

O livro, intitulado de “Investigação Preliminar em Homicídios”, foi lançado em 24 de outubro de 2024, em Teresina.

Alan Holanda da Silva | FOTO: Saymon Lima/Portal MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Freitense, professor, graduado em Administração e Direito, e com 14 anos de atuação como policial civil no Piauí, o investigador Alan Holanda da Silva compartilha sua trajetória e a inspiração que o levou a escrever o livro "Investigação Preliminar em Homicídios", lançado em 24 de outubro de 2024, em Teresina. A obra busca ajudar as forças de segurança a esclarecer crimes, trazendo uma análise detalhada dos métodos investigativos.

O QUE MOTIVOU A PRODUÇÃO DO LIVRO?

A obra traz conceitos fundamentais e didáticos sobre o local de crime e aborda temas como: preparo da equipe, atuação policial, desde a chegada até a liberação final pela Perícia Criminal, tratamento do local de morte e a descrição dos itens essenciais para a confecção de reconhecimento visuográfica.

Alan Holanda da Silva | FOTO: Saymon Lima/Portal Meio News

Alan Holanda explicou ao MeioNews que, após anos de experiência no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), com quase mil ocorrências, percebeu diversas deficiências no atendimento inicial aos crimes e a falta de capacitação adequada. Por essa razão, decidiu buscar mais conhecimento, aprimorando-se tanto no próprio DHPP quanto por meio de cursos oferecidos pela Polícia Nacional da França, e agora compartilha o aprendizado adquirido.

“Chegou o momento de difundir conhecimentos. Até porque também sou instrutor da Acadepol (Academia de Polícia Civil do Piauí), sou professor EAD. E a gente tem a necessidade de compilar alguns materiais, transmitir conhecimentos, porque, ao longo da nossa carreira, a gente verifica algumas deficiências dentro da atividade profissional, então nada melhor que compartilhar esses conhecimentos, essa experiência, justamente para proporcionar a melhor qualificação para a categoria policial”, explica Alan Holanda. 

O QUE VOCÊ PODE CONFERIR NO LIVRO?

  • Depois de explanar os conceitos e as diversas classificações de local de crime, o livro detalha a dinâmica que envolve a investigação: da notificação a elaboração da Recognição Visuográfica;
  • A chegada dos policiais no caso e suas funções e responsabilidades até a liberação do local pela Pericia Criminal;
  • Atuais protocolos de atendimento a locais de feminicídio, destacando os cuidados que os agentes policiais devem ter ao se depararem, entre outros fatores. 

A obra "Investigação Preliminar em Homicídios" conta com as contribuições dos delegados Barêtta e Robert Lavor, da delegada Nathália Figueiredo, e dos investigadores Maradona e Queiroz, todos do DHPP. 

QUEM É ALAN HOLANDA?

  • Alanda Holanda iniciou sua trajetória na Polícia Civil do Piauí em 2010, lotado em janeiro de 2013 no DHPP. É graduado em Licenciatura Plena em História (2006), Administração (2011) e Direito (2012), e pós-graduado em Gestão Pública (2011) e Direito Público com capacitação para o ensino no magistério superior (2015);
  • Foi monitor na Acadepol-PI (2022 2023) e coordenador do curso de Administração da Faculdade FAI (2014-2015). 
  • É coautor das obras Pesquisa em Educação: Múltiplos Olhares; Pesquisa em Educação: Interface de Saberes; e Pesquisa em Educação: Práticas Pedagógicas e Saberes Interdisciplinares.

ONDE ADQUIRIR O LIVRO?

Os interessados pela obra poderão adquirir, de forma física ou digital, na Amazon, ou na livraria Labrador.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES