No dia do acidente, os três jovens estavam retornando do Parque da Cidadania, que havia sido inaugurado há pouco tempo. Francisco das Chagas Júnior era o idealizador do movimento cultural Salve Rainha, que promovia uma série de intervenções artísticas em espaços públicos da capital. O movimento atraía pessoas de todas as idades e proporcionava eventos que faziam muito sucesso em Teresina.
A perícia realizada pelo Instituto de Criminalística do Piauí concluiu que o motorista do veículo Corolla, Moaci Moura da Silva Júnior, estava acima da velocidade permitida e avançou o sinal vermelho. Para verificar as cores dos sinais de trânsito na via, a perícia utilizou dados fornecidos pela Strans e empregou um software que analisou as imagens, medindo padrões de pixels e identificando uma alteração na luminosidade no local onde estava o sinal para o Fusca.
VÍDEO:
As análises revelaram também que Moaci estava trafegando a uma velocidade média de 100 km/h, 40 km/h acima do limite permitido de 60 km/h na via arterial.