Professores e gestores da Escola Municipal Casa Meio Norte, reuniram-se na tarde desta terça-feira (08), para a apresentação da EasyPEI, uma plataforma inovadora para escolas, professores e pais, projetada para criar Planos Educacionais Individualizados (PEIs) e atividades adaptadas de forma prática, eficiente e inclusiva.
Em entrevista ao MeioNews, Thaís Eulálio, psicóloga e uma das fundadoras da plataforma, explicou que a ideia surgiu de pais, de crianças com demanda, de psicólogas que estão nas clínicas, das escolas e de pessoas que estão interagindo com a educação diariamente.
A nossa ideia é trazer uma acessibilidade para as escolas de forma a aumentar a inclusão das crianças. Então, a plataforma vem com essa proposta de facilitar o desenvolvimento, ao mesmo tempo que a gente vai estar capacitando esses professores na promoção e na produção do programa de ensino individualizado para crianças com demandas específicas, ou que estejam precisando de algum auxílio.
ENSINANDO E ACOLHENDO
A inclusão é uma das pautas mais presentes no âmbito escolar, pela sensibilidade que demanda de professores, gestores e demais profissionais, em colaboração com a família do alunado, para que o espaço de aprendizagem seja humanizado e acolhedor para cada criança. Osana Santos, diretora da Casa Meio Norte, afirmou que com a eficiência e praticidade da plataforma, esse planejamento inclusivo tende a aumentar.
Esse ano de 2025 vem com um desafio com mais responsabilidade. Ao iniciarmos o ano letivo, nós percebemos que a realidade de crianças especiais que teríamos que abraçar (e abraçar bem), é para além do que pensávamos. Hoje, temos cerca de 40 crianças especiais, distribuídas em todas as salas de aula e o desafio cresce, porque precisamos oferecer para estas crianças, para além de estar na sala de aula, o conseguir permanecer, construir e aprender.
EASYPEI
A apresentação da plataforma EasyPEI foi feita aos professores pelos fundadores, Thaís Eulálio e Thiago Parente, que explicaram passo a passo de como o uso prático e otimizado deve ser feito.
1- Na plataforma, cada professor terá sua conta criada, pela instituição ou por conta própria e poderá acessar ao cadastramento de cada aluno da classe com necessidades especiais.
Reprodução/easypei.com.br OTIMIZAÇÃO E PLANO DETALHADO
O PEI é recomendado para alunos que apresentam necessidades educacionais específicas, como:
- deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais;
- transtornos do espectro autista (TEA);
- dificuldades de aprendizagem severas ou condições que dificultem o aprendizado no modelo tradicional.
Nonata Viana, uma das educadoras a frente da implementação e teste da plataforma reforçou a ideia de otimização, ou seja, quanto mais rápido e detalhado for o planejamento, mais o professor saberá sobre as necessidades do seu aluno.
Como professora a gente se sente acolhida, porque hoje em dia para fazer um PEI demanda muito tempo, e com o uso da plataforma nós vamos otimizar esse tempo, poder colocar mais detalhes do plano individual do aluno, focando nas suas habilidades, potencialidades e dificuldades, que é aquilo que precisamos sanar.