Durante o Carnaval 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), esteve presente em diversos municípios do estado, desempenhando um papel de intensificação na segurança dos foliões.
O comandante operacional do CBMEPI, coronel Egídio Leite, destacou a importância da atuação dos bombeiros durante o período festivo, e garantiu que as ações de carnaval foram dentro do esperado, resultando na segurança da população.
Conseguimos juntar a experiência dos oficiais com mais tempo de serviço com a agilidade e determinação dos praças e soldados mais jovens, levando para os municípios de maior concentração de público, equipes preparadas e comprometidas com a total segurança dos foliões que pularam o carnaval deste ano.
NÚMEROS DE AÇÕES REALIZADAS
As ações preventivas tiveram início no último dia 28 de fevereiro, e se estenderam até o dia 04 de março, quando as cidades que solicitaram o apoio das equipes, deram por encerradas suas festividades carnavalescas. De acordo com o relatório do Comando Operacional da Instituição, os seguintes atendimentos foram realizados:
- 29 Atendimentos pré-hospitalares
- 02 Atendimentos de busca e salvamento
- 01 Atendimento de Resgate
- 01 Apoio a outras instituições
- Total: 33 atendimentos
SEM ÓBITOS REGISTRADOS NA FOLIA
O Comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, na cidade de Floriano, capitão Lucas Xavier, esteve com sua equipe de bombeiros presente durante os dias de festa no município, e mesmo com a cidade tendo registrado um dos maiores públicos de carnaval este ano, tudo transcorreu dentro da devida normalidade, segundo o Capitão.
Apesar de nossa cidade ter realizado um dos maiores, se não o maior carnaval do Estado, tendo em vista que tivemos cinco dias de folia, isso porque iniciamos nossos trabalhos ainda no dia 28 de fevereiro e, a cidade trouxe além dos três dias de percurso com trios, encontro de paredões, concentração de bloquinhos e arrastões de bloquinhos promovidos pela prefeitura; apesar de tudo isso não tivemos nenhum episódio que envolvesse acidentes, fator morte ou ferimentos graves, apenas duas pessoas com ferimento leve na perna. Por tanto nosso balanço é extremamente positivo neste sentido.