B40 X PCC: Veja como ocorreu e a motivação por trás do assassinato de 5 pessoas em Teresina

Segundo o Secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, tudo começou com o assassinato do vigilante Francisco Wellington Silva do Vale, que foi morto por membros do PCC.

Assassinato e brigas entre facções em Teresina | ARTE: Jéssica Machado / Portal Meio News
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na noite de quarta-feira (2), o vigilante Francisco Wellington Silva do Vale, de 23 anos, foi assassinado à queima-roupa dentro da Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, em Teresina (PI). Ele era membro do Bonde dos 40. O pivô da guerra entre as facções criminosas foi a esposa do líder do PCC, grávida de quatro meses, morta no final da tarde desta quinta-feira (03), no bairro Parque Brasil.

QUEM SÃO OS ENVOLVIDOS?

Membros do PCC - Primeiro Comando da Capital

  • Israel de Assis Damascena dos Santos (Líder - Preso)
  • Barbara Teresa Ferreira de Sousa (Grávida e esposa de Israel - Morta)
  • J.V.D. dos S. de 17 anos (Irmão de Israel - Apreendido)
  • Marciel Oliveira da Costa (Preso)
  • José Igor Rodrigues Ferreira (Preso)
  • Ruan Felipe Lopes Ferreira (Foragido)

Membros do Bonde dos 40

  • Gilvan Rodrigues Gomes da Silva (Preso)
  • Jennifer Lourrane Gomes de Sousa (Sobrinha de Gilvan - Morta)
  • Eliton Manuel Patricio dos Santos (Filho de Givan - Morto)

ASSASSINATOS

Após a morte do vigilante Francisco Wellington, o “Bonde dos 40” matou Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, 19 anos, grávida de quatro meses, no bairro Santa Maria da Codipi. Ela foi atingida no abdômen e no pescoço, chegou a ser socorrida para o Hospital Mariano Castelo Branco, mas não resistiu.

Veja o momento da morte do vigilante!

Como vingança, Israel rompeu a tornozeleira eletrônica e na companhia de seu irmão, J.V.D. dos S. e de Maciel de Oliveira, saíram em busca de Jennifer Lourrane. Ela se escondeu em um supermercado, onde foi assassinada. Na ocasião, uma criança de apenas 10 anos foi baleada de raspão. 

Na sequência o trio se dirigiu a uma barbearia onde 4 pessoas foram baleadas, entre elas, Gilvan Rodrigues. Durante a ação, uma menina de 11 anos também foi atingida de raspão e um jovem foi atingido com dois disparos, fugiu e foi socorrido. 

Na manhã desta sexta-feira (04), o filho de Gilvan, Eliton Emanuel, foi encontrado morto em um terreno ao lado da barbearia. 

Inocente morto

Simultaneamente, Israel mandou matar Francisco das Chagas Silva dos Santos, de 44 anos. O homem não tinha envolvimento com facções, e foi morto por denunciar Israel por roubo meses atrás - por isso, Israel estava utilizando tornozeleira eletrônica. 

ARTE: Jéssica Machado / Portal Meio News

QUEM FOI PRESO?

José Igo foi preso ontem, e Marciel Oliveira e J.V.D. dos S. foram detidos hoje por envolvimento nos assassinatos - como mencionado, o trio era membro do PCC. Israel de Assis foi preso na tarde desta sexta-feira (4). Ruan Felipe Lopes Ferreira continua foragido. Não foram identificados ainda suspeitos de matar Bárbara (grávida), segundo a polícia. Gilvan Rodrigues continua solto.

QUAL O MOTIVO DOS CRIMES?

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, explicou que as facções estão matando uns aos outros por brigas de território e vingando a morte de outros membros.

Material apreendido no momento das prisões em Teresina | FOTO: Divulgação/PMPI

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES