Um homem apontado como braço direito de “Neto Camelo” - investigado por ser um dos fundadores da facção criminosa Bonde dos 40 em Teresina - foi preso na tarde desta sexta-feira (14) na região da Dagmar Mazza, zona Sul da capital.
Em entrevista ao MeioNews, o subtenente J Pedro, do 22º Batalhão de Polícia Militar, confirmou a prisão do faccionado, feita pelas equipes da Força Tática. O suspeito, identificado como Emanuel Jesus Oliveira Sousa, vulgo “Marmoré”, foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina.
Contra o suspeito existe uma condenação de 18 anos e tentativa de homicídio contra um policial.
QUEM É NETO CAMELO?
José Camelo de Moura Neto, ou Neto Camelo como é popularmente conhecido, é apontado como fundador do Bonde dos 40. Ele foi preso na tarde do último domingo em um balneário na zona rural do município de Demerval Lobão. O faccionado estava em uma festa, na companhia de blogueiras e outros amigos.
De acordo com o delegado Samuel Silveira, coordenador do DENARC, essa foi uma das prisões mais relevantes dos últimos anos, já que, Neto Camelo, é um dos três formadores do Bondo dos 40 no estado do Piauí.
Cumpriu pena por 15 anos no sistema prisional, justamente pelo seu volume de crimes, há três anos, estava foragido, e seguramente, muito dos homicídios que aconteceram aqui na capital, especialmente, na zona Sul, tenha passado pelo seu conhecimento ou pela sua determinação, pois, como ele mesmo nos confirmou, na sua prisão, ele era 'final' do Bonde dos 40, um dos formadores, líderes, com autoridade e legitimidade, disse o delegado.
FAMÍLIA DO CRIME
Em 2022, Neto Camelo escapou da Unidade Prisional de Ressocialização de Segurança Máxima em São Luis (MA) com o seu irmão, Maycon Araujo Moura (Sapão), durante a saidinha de Natal.
Em setembro deste ano, o DENARC prendeu o filho de Neto Camelo, Kelton Douglas da Silva Moura, em uma residência no bairro Teresina Sul. Com ele, foram encontradas várias porções de drogas. Atualmente, os três estão presos.