SEÇÕES

Exclusivo B-R-O Bró pode chegar a 50ºC com risco extremo à saúde no Piauí: “condição hostil”

É possível trazer alívio para os piauienses, no entanto, o climatologista enfatiza que é necessário resolver o “elemento volitivo”.

O climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, concedeu entrevista ao PodMeio nesta quarta-feira (16). | Foto: PodMeio/Saymon Lima/Portal MeioNews
Siga-nos no

Quando se fala em B-R-O Bró, os piauienses já sabem o que vem pela frente: calor extremo! Esse é o período mais quente e seco do ano — de setembro a dezembro. Em 2025, no entanto, a situação pode ser ainda mais intensa: a sensação térmica pode chegar aos 50ºC, aumentando o risco à saúde. O alerta foi feito pelo climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, em entrevista ao PodMeio nesta quarta-feira (16).

Tudo leva a crer que sim [...] o que está mantendo sob estado de alerta da Defesa Civil é o fato de já em abril termos períodos que registraram 39º, que em tese deveria ser o 2º mês chuvoso [...] nas áreas urbanas, as ondas de calor torna a condição inóspita, a condição hostil e insalubre para saúde, então a gente tem um aumento nesses casos de desidratação, insolação, a gente vai ter um aumento do gradiente radioativo, radiação ultravioleta, prejudicial para a saúde das pessoas, então existe a possibilidade da gente ter, inclusive, em casos gravíssimos, a gente espera que isso não ocorra, a condição de hipertermia, pessoas passarem mal por excesso de calor. A gente está trabalhando com todas as hipóteses, declarou.

Assista à entrevista completa!

O QUE COOPERA PARA O CALOR EXTREMO?

É possível trazer alívio para os piauienses, no entanto, o climatologista enfatiza que é necessário resolver o “elemento volitivo” que é a “vontade humana, o desejo humano de atear fogo” - a ação, além de se tratar de um crime ambiental, prejudica a saúde da população. 

MONITORAMENTO DO B-R-O BRÓ

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), o Corpo de Bombeiros e demais órgãos da Defesa Civil, já estão se preparando e articulando ações para a segurança da população, segundo explica Werton Costa. 

Werton Costa em entrevista ao jornalista Helder Felipe, no PodMeio | FOTO: Arquivo Rede Meio

Nos interiores, a Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) iniciou um novo processo de licitação para contratação de carros-pipa, medida essencial para garantir o abastecimento de água em localidades onde a estiagem compromete o acesso ao recurso mais básico para a vida, a água.

A gente considera que há um processo de antecipação da fase seca [...]  garantindo que as pessoas vão ter abastecimento de água, garantindo que as pessoas podem ter assistência social [...] com atendimento humano, cesta básica, os nossos olhos também devem se voltar para um problema gravíssimo [...] juntando a esse esforço, estamos montando uma sala de alerta que será inaugurada no começo de maio onde a gente vai ter alertas de risco. Então, a população será orientada em determinadas situações, em relação a fogo, a baixa relativa do ar , em relação a onda de calor, disse o climatologista Werton Costa.

Teresinenses já procuram forma de se proteger das altas temperaturas | FOTO: Arquivo Meio News

Tópicos
Carregue mais
Veja Também