SEÇÕES

Álvaro Mota é o 1º ocupante da cadeira 29 da Academia Piauiense de Letras Jurídicas

A posse de Álvaro Mota ocorreu em solenidade em que estava a maioria dos acadêmicos, que o elegeram por unanimidade.

Posse na Academia Piauiense de Letras Jurídicas | Foto: Divulgação
Siga-nos no

Empossado há menos de uma semana na Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ) o advogado Álvaro Mota, autor de inúmeros textos publicados no jornal Meio Norte e agora no Meio News, tornou-se o primeiro ocupante da cadeira 29 daquela entidade de letras jurídicas. 

Patrono

É Joaquim de Sousa Neto, piauiense nascido em Piracuruca, mas que fez carreira como juiz primeiro no Rio de Janeiro, nos anos 1950, depois em Brasília, onde chegou ao cargo de desembargador e foi presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Unânime

A posse de Álvaro Mota ocorreu em solenidade em que estava a maioria dos acadêmicos, que o elegeram por unanimidade. A decana da APLJ, Fides Angélica Mendes Omattina mesma ocasião foi condecorada com a Medalha Esperança Garcia, do Instituto de Advogados Brasileiros. A presidente do IAB, Rita Cortez, esteve em Teresina para entregar a comenda e prestigiar a posse do novo acadêmico.

Memória do Direito

Ao falar de sua escolha e posse para a academia, o advogado Álvaro Mota destacou a importância de organizações de guarda, proteção e difusão da cultura jurídica no país, alertando que sem uma memória do Direito e da Justiça o país perde boa parte de seu referencial histórico, seja sob o aspecto político, o mais recorrente, seja sobre o cultural por meio do entendimento das transformações sociais e culturais acolhidas no aparado legal-jurídico brasileiro. A solenidade de posse aconteceu na noite de quarta-feira, 18 de junho, no auditório da Secional Piauiense de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI).

Tópicos
Carregue mais
Veja Também