Uma grande quantidade de lixo sendo queimado foi registrada na noite desta quarta-feira (10), na Avenida Noé Mendes, zona Sudeste de Teresina. O vídeo, feito por populares, mostra as chamas do fogo se espalhando para a vegetação e chegando a alcançar os fios de um poste elétrico.
Ainda não informações se as autoridades foram acionadas para deter as chamas.
ALTO RISCO DE QUEIMADAS
Com a chegada do período mais quente do ano, conhecido como B-R-O BRÓ, Teresina registrou o dobro de incêndios e queimadas em agosto deste ano, totalizando 8 ocorrências, em comparação a julho. Diante desse cenário, o secretário da Defesa Civil de Teresina, coronel José Nunes, reforçou a necessidade de atenção redobrada durante o período.
Segundo o secretário, o órgão está intensificando ações de monitoramento e orientação à população.
As queimadas, além de serem crime ambiental, representam riscos sérios à saúde e ao meio ambiente. É fundamental que a comunidade colabore, evitando qualquer prática que possa gerar focos de incêndio, pontuou.
A prática pode resultar em multas que variam entre R$ 1.500 e R$ 4.500, valor que pode dobrar em caso de reincidência. Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil de Teresina pelos canais de denúncia: telefone 199 ou WhatsApp (86) 99514-2250.
Orientações da Defesa Civil de Teresina:
- Não queimar lixo doméstico, restos de poda ou limpeza de terrenos;
- Não jogar bitucas de cigarro ou fósforos em áreas de vegetação;
- Evitar acender fogueiras em áreas de mata.
Outras ocorrências
Além das queimadas, a Defesa Civil registrou outras 42 ocorrências, como quedas e riscos de árvores, rachaduras em imóveis, alagamentos e problemas em vias públicas. O órgão também atendeu casos pontuais de pragas, desapropriação de terrenos e acidentes em vias públicas.
A zona Leste concentrou a maior parte dos atendimentos, com 16 casos, enquanto a zona Rural registrou o menor número de ocorrências.