SEÇÕES

Alerta! Mortes por afogamento chega a 49 no Piauí e número já supera 2024

Em 2024, foram contabilizadas 24 mortes. O relatório do CBMEPI mostra que, embora o ano tenha apresentado uma redução de 42,86% das ocorrências, o cenário de 2025 preocupa as autoridades.

Bombeiros intensificam ações no Piauí | Foto: Divulgação/CBMEPI
Siga-nos no

O número de mortes por afogamento registradas no Piauí em 2025 já supera o total de todo o ano de 2024. Até o momento, 49 óbitos em ambientes aquáticos foram contabilizados, segundo dados divulgados nesta terça-feira (20) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI).

⚠️ ALERTA ⚠️

Em 2024, foram contabilizadas 24 mortes. O relatório do CBMEPI mostra que, embora o ano tenha apresentado uma redução de 42,86% das ocorrências, o cenário de 2025 preocupa as autoridades, especialmente antes mesmo da chegada do segundo semestre, período de maior procura por balneários e atividades recreativas em rios, barragens e praias.

Caso de afogamento no Piauí | FOTO: CBMEPI

Entre os dias 12 e 18 de maio, foram registrados 116 atendimentos em todo o estado, com destaque para a capital Teresina, que concentrou o maior volume de ocorrências.  

🏊🏼‍♀️ O QUE TEM PROVOCADO OS CASOS?

De acordo com o CBMEPI, grande parte dos casos está associada ao desrespeito aos limites de segurança orientados pelos Grupamentos de Busca e Salvamento e pelos Guardas-Vidas. A imprudência dos banhistas, somada às altas temperaturas e à crescente busca por lazer em ambientes aquáticos, tem elevado o risco de acidentes fatais.

🚒 O QUE ESTÁ SENDO FEITO?

O CBMEPI intensificou suas ações de vigilância e prevenção no litoral e nas regiões com maior concentração de banhistas. As ocorrências de afogamento são registradas na categoria de "Busca e Salvamento", que abrange qualquer vítima encontrada em superfícies aquáticas, sejam rios, barragens, lagos ou piscinas. O CBMEPI reforça o alerta à população para seguir rigorosamente as orientações dos bombeiros, respeitar as sinalizações e evitar banhos em áreas não autorizadas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também