SEÇÕES

Adapi destrói mudas vendidas irregularmente durante operação em Pedro II

Após a ação foram emitidos dois termos de fiscalização, três termos de apreensão e destruição, além de uma notificação

Mudas clandestinas apreendidas | Foto: Ascom Sada
Siga-nos no

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), realizou, na semana passada, uma operação de fiscalização no município de Pedro II, com o objetivo de combater o comércio clandestino de mudas e a venda ambulante de material vegetal sem a devida certificação fitossanitária e documentação de trânsito.

A ação foi coordenada pela Unidade de Sanidade Vegetal (Usav) de Teresina e pela Gerência de Defesa Vegetal da Adapi, em parceria com a Unidade de Pedro II. Durante a operação, foram fiscalizados dois pontos de venda clandestina e uma revenda de plantas que não possuía registro para exercer a atividade de comercialização, conforme determina a legislação vigente.

EFEITOS DA FISCALIZAÇÃO

Como resultado da fiscalização, foram emitidos dois termos de fiscalização, três termos de apreensão e destruição, além de uma notificação. Ao todo, 73 mudas de citrus (laranja, limão e tangerina), oriundas do Estado do Ceará e sem a documentação sanitária obrigatória, foram apreendidas e destruídas. A eliminação do material foi realizada no aterro controlado municipal, com o apoio da Prefeitura de Pedro II.

Participaram da operação os fiscais Wilson Macedo e Karlyson Carvalho, da Gerência de Defesa Vegetal; Francisco Wellington, coordenador da Usav Teresina; e Kelme Lemo, fiscal e coordenador da Usav Pedro II.

COMÉRCIO ILEGAL

A Adapi reforça que o comércio ambulante e irregular de mudas é proibido e representa um risco para a sanidade vegetal do Estado, favorecendo a disseminação de pragas e doenças agrícolas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também