Acusado de matar ex-gerente do BNB e outras duas pessoas é executado no Ceará

O ex-gerente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é de Piripiri, e estava em uma confraternização quando foi atingido por golpes de faca.

O suspeito Antônio Batista e Anastácio Arruda | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O suspeito de assassinar o ex-gerente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) de Piripiri (PI), Anastácio Amorim Arruda, o seu irmão, o advogado Raimundo Nonato Arruda e um amigo, Manoel Procópio, no dia 25 de julho deste ano, foi executado na madrugada desta quarta-feira (9), em Sobral, no Ceará. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP/CE).

De acordo com a Pasta, o suspeito foi identificado como Antônio Carlos Batista, de 41 anos. Além dele, o irmão também foi morto, e há hipóteses de que este estaria acobertando o crime de Antônio, o qual estava foragido desde então.  Ambos foram executados com diversos disparos de arma de fogo em um matagal.

No dia do crime, o ex-gerente do BNB, Anastácio Amorim Arruda, estava na casa de seu irmão, o advogado, em uma confraternização em família no distrito de Rafael Arruda, em Sobral, no interior do Ceará, quando o suspeito apareceu no local.

Anastácio Arruda, Raimundo Arruda e o amigo Manoel Procópio | Foto: Redes SociaisUm cantor que estava animando a confraternização relatou que todos estavam “cantando, se divertindo”, e viu quando o suspeito se sentou isolado e em seguida partiu contra o advogado Raimundo Arruda (dono da residência). No momento, o ex-gerente Anastácio Arruda e Manoel Procópio tentaram intervir, mas foram feridos pelo rapaz.

"Estávamos lá, cantando, se divertindo. O menino [Anastácio Arruda] parece que já ia embora. Então, esse rapaz chegou. Para mim, ele é um desconhecido. Ele chegou, sentou na última coluna que divide o alpendre e, do nada, veio e pegou o [Raimundo] Nonato por trás, deu uma gravata nele e começou a desferir os golpes", detalhou o cantor Arnaldo Ribeiro Santana à TV Verdes Mares.

Outras três pessoas que também estavam na residência conseguiram fugir e não foram feridas. Após o crime, o suspeito Antônio fugiu do local e deixou cair uma mochila, que dentro tinha uma bomba de pneu de bicicleta, uma garrafa com cachaça e outra com um líquido que parecia ser gasolina.

"Quando ele começou a golpear o senhor Nonato eu já me evadi pedindo socorro, saí gritando. Ele foi com uma velocidade muito grande, foi muito rápido. Quando eu voltei ele já estava se evadindo", falou Arnaldo Santana ao Sobralense.

As três vítimas ainda chegaram a ser socorridas e encaminhadas ao Hospital Municipal Carlos Jereissati (HMCJ), em Mucambo, mas não resistiram aos ferimentos e morreram na Unidade.

EX-GERENTE ANASTÁCIO ARRUDA

Anastácio Amorim Arruda nasceu em Rafael Arruda, distrito de Sobral-CE. Em 1979 assumiu o seu primeiro emprego no INANPS - Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social, em Fortaleza - CE, onde trabalhou durante três anos, saindo do INANPS e assumindo função no Banco do Nordeste do Brasil S/A, no ano de 1982, na cidade de Imperatriz - MA, onde viveu durante oito anos. 

De lá, foi para a cidade de Baturité - CE, onde passou um ano, retornando em 1990 para Fortaleza. Em 1996, ele foi para Piripiri - PI, onde permaneceu por 27 anos e desempenhou a função de gerente administrativo da agência do BNB. Anastácio era casado com Cláudia Ribeiro Martins Arruda. O bancário cursou Estudos Sociais e Direito Penal na Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

ADVOGADO RAIMUNDO ARRUDA (DONO DA RESIDÊNCIA)

Raimundo Nonato Arruda era procurador adjunto na Prefeitura de Graça, a qual divulgou uma nota de pesar pela morte do profissional. Segundo a assessoria do líder municipal, o advogado era um “homem íntegro, de boa índole”.

“É com grande pesar que noticiamos a morte do Procurador Adjunto Nonato Arruda. Homem íntegro, de boa índole, com atitude de correição e humano. Que o Pai de todos o receba com braços abertos”, diz a nota da prefeitura.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES