Nesta sexta-feira (04), noite encerramento da 3º edição do Nordeste On 2025, sediado este ano em Teresina, um dos convidados a debater sobre inovação e tecnologias foi Walter Longo. Com uma ficha longa de atuação, Longo é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.
“Inovação é muito mais uma questão de ótica do que de fibra ótica. Inovação é ver o negócio, a nossa carreira, sob um outro prisma, reavaliar processos, quebrar paradigmas, mexer em time que está ganhando, e isso para nós é contra-intuitivo. Jack Welch já dizia que se a mudança lá de fora da nossa empresa for maior do que a mudança, ou a taxa de mudança dentro da nossa empresa, nós não temos um futuro garantido”.
GESTÃO DE NEGÓCIOS
Segundo Longo, a revolução de qualquer negócio e da própria sociedade, não acontece quando o empreendedor adota novas ferramentas, e sim quando adota novos comportamentos e isso é o que altera efetivamente a realidade.
“Nossos negócios estão apresentando margens decrescentes e complexidade crescente. Custos estão subindo pelo elevador e o faturamento pela escada. O resultado disso é que a gente acaba ficando mais preocupado com o fim do mês do que com o fim do mundo”.
O empreender digital complementou que “a verdade é que em momentos de crise, empresas já não estão morrendo por fazer a coisa errada, elas estão morrendo por fazer a coisa certa por um tempo longo demais. E o problema é que mudança daqui para frente é o único estado permanente e nós temos muito medo e não gostamos de mudança”.
FERRAMENTAS DE IA
O publicitário ainda trouxe aos participantes da Arena ferramentas inovadoras de inteligência artificial generativas, que facilitam a vida de quem precisa usar a criatividade em um tempo otimizado. Entre elas estão Landy, Mini-course, Browse AI, Midjourney e Mixo - empresas estrangeiras de ponta que atuam na inovação da era digital.