11 cidades do Piauí registram umidade menor ou igual ao deserto do Saara

Em meio a pior seca da história recente do país e de uma onda de calor com altas temperaturas, a umidade do ar evaporou e levou mais de 200 cidades a índices alarmantes

Cidades do PI têm umidade de ar semelhantes ao do deserto do Saara | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 244 cidades - entre elas 11 do Piauí - registraram umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara nesta terça-feira (3), e a previsão é de que nesta quarta-feira (4) os índices possam ser ainda piores.

O mês de setembro, o último do inverno, começou com uma onda de calor que fez subir as temperaturas. Nesta terça-feira, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul as máximas chegaram aos 40°C. No interior de São Paulo e Minas Gerais, as cidades chegaram a 39°C. A subida do termômetro levou especialistas a debaterem até mesmo se o Brasil é o país mais quente do mundo nesta semana.

SECA EXTREMA 

Respirar está sendo cada vez mais difícil no Brasil, consequências da seca, a maior e mais extensa já enfrentada pelo país, com cidades sem chuva há mais de cem dias. A falta de chuva e a alta temperatura faz com que a umidade, literalmente, evapore, chegando a níveis desérticos.

No deserto do Saara, por exemplo, a umidade do ar varia de 14% a 20%. No país, 244 cidades registraram índices menores ou iguais a esse nesta terça-feira.

Comparando com o Atacama, por exemplo, que é o deserto mais seco do mundo, registrou umidade de 5%, dez cidades no país chegaram próximas desse índice com 7%.

MUNICÍPIOS DO PIAUÍ COM UMIDADE SEMELHANTE AO DO SAARA

Cidades do PI com umidade semelhante ao deserto do Saara. Montagem/g1

DICAS PARA ENFRENTAR O TEMPO SECO

- Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.

- Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído.

- Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia.

- Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.

- Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES