Medidas restritivas ampliam-se também no Piauí; veja quais

Wellington Dias anuncia novas medidas com lockdown a partir da próxima quinta-feira (18).

rtu | rty
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Governador Wellington Dias anunciou na noite deste sábado (13), após reunião com o Centro de Operações Emergenciais (COE) ampliado da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), novas restrições para conter o avanço da Covid-19 no Estado. As novas medidas valerão até domingo (21), com nova reunião de avaliação. Para o líder estadual, essa é mais uma tentativa de reduzir a transmissibilidade em um momento em que várias regiões de saúde estão com alta ocupação.

Com a concordância dos órgãos participantes, ficou decidido que a restrição de atividades econômicas em vigor para os finais de semana, passam a valer a partir de quinta-feira da semana que vem, perdurando até domingo. Durante 4 dias, só funcionarão os serviços essenciais imprescindíveis. Neste período ficarão suspensas as atividades presenciais em escolas, igrejas e academias de musculação. 

De segunda-feira até quarta-feira, as diversas atividades econômicas como comércio, bares e restaurantes, sofrerão redução de uma hora no funcionamento. Neste período, a restrição à circulação de pessoas nas ruas será antecipada, iniciando às 21 horas.

Foto: Divulgação/Ccom

As medidas estão alinhadas com outros estados brasileiros. Dados compartilhados na reunião de governadores, ocorrida neste sábado, indicam que os decretos restritivos em vigor nas últimas semanas, reduziram a movimentação de pessoas no Brasil, na ordem de 32% durante os dias úteis e 50% no final de semana. 

Na reunião do Coe Ampliado, foram apresentados dados que caracterizam colapso na rede de saúde. Mais de 90% dos leitos de UTI disponíveis no Piauí, estão ocupados. De acordo com o superintendente de gestão de média e alta complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, há 50 pacientes em fila de espera aguardando leito de estabilização ou UTI, e 30 pacientes aguardando leito clínico. Na rede privada, segundo Tavares, também há uma fila de espera com 30 pacientes covid. 

A Sesapi afirma que o número de leitos Covid-19 já é maior que o atingido em 2020 e segue mobilizada em abrir novas vagas. Na próxima semana serão criados 50 leitos clínicos e 10 leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar (HPM). O Hospital Getúlio Vargas (HGV) deve ganhar mais 10 leitos de UTI. No Hospital Natan Portela, o plano é criar 14 vagas de enfermaria semi crítica. 

"A determinação do governador é sempre ampliar, mas nós estamos no limite. O coronavírus não obedece limites. Precisamos da compreensão e colaboração da população" afirmou o secretário de saúde, Florentino Neto. 

A capacidade de transmissão do vírus preocupa as autoridades. Segundo a Sesapi, o índice de pacientes positivados para Covid-19, a partir de exames complementares de diagnóstico (PT-PCR), subiu para 36 por cento. Na semana passada, a taxa era 22 infectados a cada 100 testados. 

O novo decreto com as medidas restritivas deve ser elaborado neste domingo (14) e é considerado necessário. "A proposta é razoável dentro do quadro que enfrentamos e precisamos fiscalizar o cumprimento das medidas" considerou a procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES