Um homem de nacionalidade russa morreu após ser atacado por um tubarão nas proximidades de uma praia em que fica localizado um resort egípcio de Hunrghada, no Mar Vermelho. As informações foram repassadas na quinta-feira (8), pelo consulado geral da Rússia na cidade e pelas autoridades de segurança egípcia.
Uma pessoa que presenciou o momento do ataque e registrou um vídeo e compartilhou as imagens com a Reuters. Após o incidente, um mergulhador chegou ao local e relatou que as pessoas se apressaram para auxiliar a vítima assim que um salva-vidas de um hotel próximo acionou o alarme, porém não conseguiram alcançá-la a tempo.
Em um comunicado publicado nas redes sociais, o Ministério do Meio Ambiente do Egito afirmou que um tubarão-tigre foi identificado como responsável pela morte de um banhista. No entanto, o comunicado não forneceu detalhes sobre a vítima.
De acordo com o comunicado, uma equipe do ministério, juntamente com outras autoridades, tiveram êxito em capturar o tubarão. Como medida preventiva, as autoridades locais proibiram a prática de natação, mergulho e esportes aquáticos em diversas praias próximas à área do incidente.
Ataques de tubarões no Brasil
A adolescente Kaylane Timóteo Freitas, de 14 anos, foi vítima de um ataque de tubarão, na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, em Pernambuco. A vítima foi encaminhada para o Hospital da Restauração (HR), na área central da capital. Ela chegou ao hospital de helicóptero, por volta das 13h20, e foi encaminhada para o centro cirúrgico, segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível ver que a vítima é socorrida por populares. Ela aparece sangrando, com parte do braço enrolado em uma toalha. Com piscinas naturais, a praia de Piedade é ponto turístico para banhistas. Entretanto, há uma proibição desde 1999 para práticas esportivas, mergulho e natação, e em 2021 o governo municipal vedou o banho de mar na região devido aos possíveis ataques de tubarões.