Uma balsa que transportava cerca de 120 passageiros e tripulantes pegou fogo em pleno mar neste domingo (18) nas Filipinas. Felizmente, todos foram resgatados, segundo informou a guarda costeira. O estado de saúde das pessoas não foram divulgados.
Conforme as informações, o M/V Esperanza Star transportava 65 passageiros e 55 oficiais e tripulantes. A embarcação pegou fogo enquanto navegava da ilha de Siquijor, no sul, para a vizinha ilha de Bohol. O Corpo de Bombeiros usou um canhão de água - a partir de outra embarcação - para extinguir o incêndio.
A causa do fogo, no entanto, ainda não foi informada. A motivação ainda está sendo investigada. As Filipinas, um arquipélago de mais de 7.600 ilhas, têm um histórico ruim de segurança marítima, com embarcações frequentemente superlotadas e muitos navios antigos em uso.
Em março de 2023, uma balsa transportando cerca de 250 pessoas também pegou fogo no sul das Filipinas, causando a morte de mais de duas dezenas de pessoas, incluindo um bebê de seis meses.
Navio de 76 m tomba em porto da Escócia e deixa 25 feridos
No dia 22 de março de 2023, um navio de aproximadamente 76 metros de comprimento tombou em um porto de Edimburgo, na Escócia. Cerca de 25 pessoas ficaram feridas por conta do incidente. Na ocasião, onze delas tiveram de ser hospitalizadas, e dez foram atendidas no local e liberadas. De acordo com um vereador da cidade, o navio estava atracado em Leith, que fica na costa norte da capital escocesa.
O barco estava equipado com tecnologia de exploração em alto mar e liderou várias missões de alto nível para localizar naufrágios históricos, incluindo a descoberta do USS Indianapolis em 2017 no Mar das Filipinas. A BBC informou que o navio estava atracado desde 2020 por conta da pandemia.