Do litoral ao interior, o Brasil é um verdadeiro mosaico de culturas e memórias. O país tem cidades com ruas de pedra, casarões coloniais, igrejas centenárias e festas populares. Mais que destinos turísticos, as cidades históricas são guardiãs do patrimônio cultural e peças-chave do fortalecimento da economia criativa, da geração de empregos e da valorização da identidade nacional.
Mapa
A Agência de Notícia do Turismo lista 11 municípios que se destacam por seu valor histórico e pela contribuição ao turismo cultural no país. Muitas dessas cidades fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Ministério do Turismo que orienta políticas públicas no setor.
Ouro Preto (MG)
Patrimônio Mundial da Unesco, Ouro Preto é símbolo do barroco mineiro e do Ciclo do Ouro. Suas ladeiras preservam igrejas – ornamentadas pelo escultor Aleijadinho –, museus e casarões coloniais.
Olinda (PE)
Com seu centro histórico tombado pela Unesco, Olinda mistura arte, fé e tradição. A cidade é conhecida por seu carnaval popular, ruas coloridas, ateliês de arte e rica herança religiosa e arquitetônica dos séculos XVI e XVII.
Paraty (RJ)
Entre o mar e a serra, Paraty encanta com seu conjunto arquitetônico colonial conservado, ruas de pedra e forte vocação cultural. Sedia a Festa Literária Internacional (Flip) e mantém vivas tradições caiçaras.
São Luís (MA)
Cenário de um dos maiores acervos de azulejos portugueses da América Latina, o centro histórico de São Luís é Patrimônio da Humanidade. A cidade proporciona o Bumba Meu Boi, manifestação folclórica reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Salvador (BA)
Primeira capital do Brasil, Salvador carrega influências africanas, indígenas e europeias. O Pelourinho é o coração histórico da cidade, também conhecida por sua religiosidade e gastronomia típicas.
Diamantina (MG)
Com rica herança do período da mineração no Brasil, principalmente no século XVIII, Diamantina se destaca pelas serestas e os circuitos dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
Goiás (GO)
Antiga Vila Boa, a cidade de Goiás preserva o legado do período colonial em meio ao Cerrado. Patrimônio Mundial, é berço da poetisa Cora Coralina e palco da Procissão do Fogaréu, uma das tradições religiosas mais emblemáticas do país.
Alcântara (MA)
Alcântara possui ruínas e palacetes que remontam ao período imperial. A cidade preserva tradições afro-brasileiras e mantém viva a Festa do Divino, com forte apelo turístico e cultural.
Recife (PE)
Além de centro econômico da região Nordeste do país, Recife é uma das cidades mais antigas do Brasil. O bairro do Recife Antigo guarda construções históricas e oferece intensa programação cultural, como no Paço do Frevo e no Cais do Sertão.
São João del-Rei (MG)
Com igrejas barrocas, pontes de pedra e um famoso trem turístico que liga à vizinha Tiradentes, São João Del-Rei respira história. A cidade tem tradição musical centenária e celebrações religiosas que atraem milhares de visitantes.
Manaus (AM)
No coração da Amazônia, Manaus reúne natureza exuberante e patrimônio histórico. A cidade abriga o Teatro Amazonas - ícone do Ciclo da Borracha - e um centro histórico com várias construções neoclássicas. Manifestações culturais amazônicas, como o Festival de Parintins, reforçam a importância turística da cidade. (Com informações do Ministério do Turismo)