Varíola dos macacos: Sesapi confirma 4º caso e lança Painel Epidemiológico

As informações constam no Painel Epidemiológico Monkeypox, criado pela Sesapi e disponibilizado nesta segunda-feira (29) no site da Secretaria.

Varíola dos Macacos | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado no Piauí. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), agora são 4 casos da doença no estado. Até as 16 horas desta segunda-feira (29), há 72 casos notificados, 49 suspeitos, além de 2 casos prováveis, 17 casos descartados e nenhuma morte.  

As informações constam no Painel Epidemiológico Monkeypox, criado pela Sesapi e disponibilizado nesta segunda-feira (29) no site da Secretaria. A plataforma, semelhante à da Covid-19 e a do vacinômetro, inclui os números de casos Notificados, Suspeitos, Prováveis, Descartados, Confirmados e Óbitos da doença e ainda discrimina casos confirmados por sexo, idade, município e território de saúde.

Acesse o Painel Epidemiológico Monkeypox

Um dos sintomas da varíola dos macacos são lesões na pele \ FOTO: ReproduçãoUm dos sintomas da varíola dos macacos são lesões na pele \ FOTO: Reprodução

Casos confirmados

Dos casos confirmados, todos são do sexo masculino. Dois casos são de pessoas que tem entre 20 e 29 anos de idade; um caso de 30 a 39 anos e um caso de 40 a 49 anos de idade. Quando ao município de origem, 2 são de Teresina; 1 de Parnaíba e 1 de Batalha. 

Casos suspeitos

Os casos suspeitos são de Teresina (18); Parnaíba (6); Cajueiro da Praia (4); Novo Santo Antônio (2); Itaueira(1); Cocal(1); Santa Luz(1); Piripiri(1); Buriti dos Lopes(1); Monsenhor Hipólito(1); Barras(1); Curralinhos(1); Picos(1); São Raimundo Nonato(1); Boa Hora(1);Cristino Castro(1); Pedro II(1); Simões(1); Esperantina(1); São Pedro do Piauí(1); União(1) e Agricolândia(1).

Secretário de Saúde Neris Junior  destaca que o painel é atualizado automaticamente | FOTO: Divulgação

De acordo com o secretário de saúde, Neris Júnior, os números dos casos são atualizados online após registro no sistema da Sesapi. “À medida que forem aparecendo os dados, os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) registram e, automaticamente já atualiza no painel. Basta acessar o site e clicar em Painel Epidemiológico Monkeypox”, afirma o gestor.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES