No próximo mês uma brinquedoteca para as crianças aguardarem os pais enquanto estes são atendidos será inaugurada na Unidade Básica de Saúde Dr.Gil Martins, localizada na Usina Santana - zona rural de Teresina. Inicialmente, são 7 Unidades, situadas nos bairros Jacinta I e II, Bela Vista Rural, Santa Clara, Parque Esperança, Angelim e Vila da Paz, que já implantaram esse espaço lúdico, que confere humanização ao serviço e bem-estar aos usuários.
Segundo Raimunda Alves, coordenadora da UBS Dr. Gil Martins, a Unidade está realizando os ajustes finais para a inauguração da brinquedoteca. “Percebemos a necessidade e resolvemos implantar esse espaço lúdico, que terá brinquedos variados. É uma maneira especial de entreter a criança para que a mãe ou pai possam cuidar da sua saúde. Ações como essa contribuem para o bom atendimento do usuário e são estimuladas pela Política Nacional de Humanização”, afirma.
Smithanny Barros, gerente de Trabalho em Saúde da FMS, ressalta que as brinquedotecas também serão espaços de aprendizagem: "A Atenção Básica atua na prevenção e promoção em saúde. Então iremos aproveitar as brinquedotecas para que as equipes possam trabalhar temas da saúde com as crianças, a exemplo dos cuidados para evitar mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para isso, utilizaremos figuras para pintura e outros mecanismos que fisguem a atenção dos pequenos", cita.
Na UBS da Vila da Paz, a brinquedoteca já está em pleno funcionamento e conta com a aprovação dos usuários. É o caso da usuária Claudete Veras, que se dirigiu a esta Unidade, acompanhada dos filhos, para consulta odontológica: “Foi uma ideia muito boa a da brinquedoteca. Eu mesmo já colaborei com a doação de alguns brinquedos. Tenho dois filhos: a Daniele e a Maísa, que brincam muito lá, porque costumo ir com frequência para essa UBS para fazer os exames de rotina e, sempre que vou, as levo”, diz.
De acordo com a coordenadora da UBS da Vila da Paz, Paula Martins, a ideia de criar a brinquedoteca partiu da administração da Unidade e da equipe da Estratégia de Saúde da Família, em parceria com a Fundação N. Sra. da Paz e uma instituição de ensino. “Decoramos o espaço com pinturas coloridas na parede, providenciamos mesa e adicionamos brinquedos e jogos que estimulam o desenvolvimento da criança. Recebemos ainda doações de alguns itens, a Fundação N.Sra. da Paz sempre contribui. Percebemos que é bem simples alegrar os pequenos”, finaliza.
Neuropediatra destaca os benefícios das brincadeiras para as crianças
Juliana Barbosa, neuropediatra do Lineu Araújo, ressalta os benefícios das brincadeiras para as crianças. “A brincadeira tem o potencial de facilitar o desenvolvimento infantil e proporciona motivação, alegria, curiosidade e entusiasmo para o aprendizado. O brincar é um processo esperado e normal nas crianças, cria oportunidades para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, pois fornece maneiras para pensar e expressar emoções, considera maneiras alternativas para avaliar uma situação”, esclarece.
“Além disso, a brincadeira fornece bases para imaginação e para compreensão de causa-efeito nos relacionamentos. O brincar é pro-social e progride com o progredir da infância. Entre 1 e 2 anos, por exemplo, o bebê explora as propriedades e funções dos brinquedos. Em seguida, começam a compartilhar brincadeiras com outras crianças e não só com o cuidador. Por ser uma atividade de baixo custo e acessível a diversas famílias, o brincar é uma maneira econômica e agradável de ajudar o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida”, finaliza Juliana.