UFPI abre exposição pelo cinquentenário de morte de Torquato Neto

Durante o mês de exposição, os visitantes terão acesso às obras pessoais e póstumas do artista, que incluem mais de 50 itens e 100 obras.

Exposição Torquato Neto | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Como forma de celebrar o cinquentenário de morte do poeta Torquato Neto e homenagear suas obras, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu oficialmente nesta segunda-feira (13) a exposição "Torquatália 40 anos".

Situado no Espaço Rosa dos Ventos, na atual Galeria Afrânio, o acervo ficará disponível à comunidade durante um mês, diariamente, das 14h às 20h. A abertura oficial se soma a atividades da Reunião Regional da SBPC no Piauí, que ocorrem na UFPI, nestes dias 13 e 14 de março. 

Durante o mês de exposição, os visitantes terão acesso às obras pessoais e póstumas do artista, que incluem mais de 50 itens e 100 obras entre registros fotográficos, poemas e anotações. Além disso, também estará disponível um espaço dedicado ao material audiovisual de Torquato. A exposição segue ainda para outras capitais como Rio de Janeiro e Brasília.

Exposição acontece no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI, em Teresina | FOTO: Divulgação

Aberto ao público

Conforme o vice-reitor e também um dos curadores da Exposição, a mostra inaugura na Universidade um novo espaço cultural, a Galeria Afrânio. E é uma nova aportunidade para que o público conheça mais da expressiva obra do artista teresinense. 

“Trabalhos como este constroem identidades. Estamos conquistando um espaço na sociedade brasileira através de esforço e empenho. Essa abertura nos mostra como devemos tratar a arte, a cultura e artistas icônicos como Torquato Neto. Continuaremos divulgando e levando também outros artistas piauienses a muitos lugares”, enfatizou Campelo.

Integrantes da Administração Superior e publicitário George Mendes, na abertura da exposição  | foto: Divulgação

Responsável pelo acervo de Torquato e primo do artista, George Mendes, ressalta a importância da interação e participação do público para com a exposição. Ele explica como a curiosidade da comunidade é fundamental no sucesso do evento. 

“Muitos resultados estão sendo agregados à UFPI neste momento. É um ponto de exibição de amostra de funcionários, professores e alunos para a comunidade externa. Dessa forma, esperamos que a programação oferecida pela exposição seja apreciada intensamente. É importante tanto para a Universidade quanto para Teresina não deixarmos esse espaço sem ocupação permanente”, salientou.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES