Evento na UFPI homenageia cinquentenário da morte de Torquato Neto

As comemorações serão abertas com o lançamento do livro “Torquato Neto Arte Inacabada”, a partir das 17h, no Cine Teatro da UFPI.

reprodução | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai homenagear o cinquentenário da morte de Torquato Neto (9 de novembro de 1944 — 10 de novembro de 1972), uma das mais importantes figuras da arte piauiense. Entre os dias 9 e 10 de novembro, o evento “Torquato 50 anos” vai proporcionar exposições audiovisuais, audição de músicas inéditas, projeção de filmes e debates. As comemorações serão abertas com o lançamento do livro “Torquato Neto Arte Inacabada”, a partir das 17h, no Cine Teatro da UFPI. Veja a programação completa abaixo.

O Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, à frente da organização, falou do entusiasmo da Instituição em colaborar com o evento. “A UFPI se orgulha de promover, junto a outros parceiros, um evento que objetiva celebrar e revisitar as contribuições de Torquato Neto no que tange a diversas áreas da cultura. É um momento em que diálogos entre cinema, música, literatura, música e poesia estarão voltados para um notável filho de nossa terra. Retomamos seus passos e os projetamos no presente para novas ações mantenham entre nós esse valioso legado”, ressalta o professor Viriato Campelo. 

Evento na UFPI homenageia cinquentenário da morte de Torquato Neto (Foto: Reprodução)

Um dos autores do livro “Torquato Neto Arte Inacabada” e responsável pelo acervo de Torquato Neto, George Mendes, conta que a presença da Universidade é fundamental para encabeçar as comemorações no Piauí. “A presença da UFPI é importante não só como um centro de difusão de ideias, mas também a forma como a Instituição contribuiu e se dedicou em perpetuar o trabalho de Torquato”, disse.  

No dia 10 de novembro, a programação continua com a realização de Diálogos Culturais pela manhã e tarde. Os temas a serem abordados serão música, poesia, cinema e jornalismo, além da participação de importantes convidados: Feliciano Bezerra, Cineas Santos, Geraldo Brito, Viriato Campelo, Thiago Eh, PJ Cunha, George Mendes, Edwar C Branco, Jaislan Honório, Fábio Leonardo, F Magalhães, Fenelon Rocha, Edmar Oliveira e Isis Rost.

A programação é encerrada na UFPI com a exibição dos filmes, às 17h30, “Todas as Horas do Fim”, e às 19h, “Pira Poesia”. “Torquato 50 anos” retoma às atividades comemorativas nos dias 16, 18, 19 e 25 de novembro no SESC Cajuína.  

Evento na UFPI homenageia cinquentenário da morte de Torquato Neto (Foto: Reprodução)

Torquato Neto Arte Inacabada

A obra inédita sai sob o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e retrata, em textos de 16 autores, o respaldo cultural da obra de Torquato para a cena local e nacional. O livro dispõe de um segundo lançamento durante a passagem do evento no SESC Cajuína, no dia 19 de novembro.

O Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, comenta a relevância do livro publicado. “A EDUFPI, editora de nossa Universidade, entrega para a sociedade uma obra de valor imensurável, que reúne reflexões de estudiosos, admiradores e críticos do legado de Torquato Neto”, pontua Viriato Campelo.

As comemorações do cinquentenário ainda contam com a realização do SESC Piauí, Academia Piauiense de Letras, Plug Propaganda e UPJ Produções. 

Confira a programação completa.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES