Simbolizando um Poder Judiciário dinâmico, moderno e eficiente, foi inaugurada em solenidade na segunda-feira, 07 de dezembro, a nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o governador Wellington Dias (PT), o ministro do Supremo Tribunal Federal Nunes Marques, o presidente do TJ-PI Sebastião Ribeiro Martins, tal como o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB).
O novo prédio fica localizado no bairro São Raimundo e conta com investimentos de mais de R$50 milhões, tal como o maior painel de energia solar urbano do Estado. Além disso, a partir do ano que vem o Tribunal deverá ser 100% digital, encerrando o uso de papel.
O desembargador Erivan Lopes, ex-presidente do TJ-PI, indicou para a relevância da obra, sendo que o início do projeto se deu durante a sua gestão. " Tínhamos esse gargalo na capital que dizia respeito ao TJ, via as agruras pelas quais passavam as pessoas que se deslocavam ao Tribunal. A exemplo de todas as obras que vínhamos fazendo, fizemos o projeto arquitetônico com a prata da casa", disse.
O atual líder do Judiciário, Sebastião Ribeiro Martins, reverberou os avanços promovidos pela Justiça nos últimos anos, desencadeando na inauguração da obra moderna, a previsão é que a partir de 2021 o tribunal seja todo digital. "Esperamos que a partir de 2021 o tribunal seja 100% digital", frisou.
O desembargador ainda citou o crescimento na produtividade no Judiciário, contestando o ranking do Conselho Nacional de Justiça.
"Esse ranking do CNJ não é apenas a produtividade, engloba quatro grandes eixos, para se ter ideia em 2018 nosso tribunal ganhou o selo prata e por pouco não ganhamos o selo ouro, a cada ano estamos aumentando a produtividade, perdemos pontos na governança, esse ranking não é produtividade. E na transparência ficamos em quarto lugar, ganhamos também em conciliação, evidentemente reconhecemos que algumas unidades informaram de maneira precária, e em alguns pontos estamos recorrendo", afirmou.
O governador Wellington Dias comemorou a inauguração, lembrando o empenho dos Poderes na concretização do projeto. "Destaco todo empenho, o zelo e cuidado para garantir o melhor ao Piauí, fico feliz de garantir uma sede belíssima, um cartão postal do Piauí. Que possamos ter por aqui importantes decisões", frisou.