Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti e deixa pelo menos 29 mortos

O tremor de grandes proporções foi sentido também na República Dominicana, Jamaica e Cuba. Mais cedo, as autoridades chegaram a emitir um alerta para tsunami, mas ele foi retirado.

terremoto | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O terremoto de magnitude 7,2, que atingiu o oeste do Haiti neste sábado (14)deixou pelo menos 29 pessoas mortas, informaram as autoridades haitianas sem citar números.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, lamentou as mortes e disse em nota que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

"Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos [equivalente a estados] do país", escreveu Henry.  

"Relatórios iniciais dizem que casas foram derrubadas e pessoas podem ter morrido segundo as equipes da defesa civil", disse o serviço de emergências em um comunicado.

O tremor pôde ser sentido também na República Dominicana, Cuba e Jamaica, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, da sigla em inglês).

Terremoto atinge Haiti

Segundo a agência americana, não há mais riscos de tsunami na região. Mais cedo, as autoridades chegaram a emitir um alerta para maremotos, mas ele foi retirado.

O epicentro do terremoto foi identificado a 8 km da cidade de Petit Trou de Nippes (no oeste da ilha), a cerca de 150 km da capital Porto Príncipe, e a uma profundidade de 10 km.

Imagens que circulam em redes sociais mostram prédios, fachadas e marquises caídas em partes do país. Há relatos de destruição em menos duas cidades.

O país ainda tenta se recuperar do terremoto magnitude 7,0 que ocorreu na região da capital há 11 anos, deixando milhares de mortos e vários prédios destruídos.

Tempestade se aproxima

As equipes de resgate devem correr contra o tempo com a aproximação da tempestade tropical Grace que deve tocar a ilha Hispaniola – onde ficam Haiti e República Dominicana – na segunda-feira (16).

A Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA, da sigla em inglês), prevê que a rota da tempestade passe pelo leste da ilha e há alerta de fortes ventos e chuvas para o Haiti.

Crise política e humanitária

O terremoto atinge o Haiti em um momento de forte crise política, que é anterior até mesmo à morte do presidente Jovenel Moïse em julho deste ano.

Moïse dissolveu o Parlamento e governava por decreto há mais de um ano, após o país não conseguir realizar eleições legislativas, e queria promover uma polêmica reforma constitucional.

Após o assassinato do presidente por um grupo de mercenários, um governo interino assumiu o controle do país até a realização de novas eleições.

A nação mais pobre das Américas tem um longo histórico de ditaduras e golpes de Estado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES