A rede social X (antigo Twitter) lançou um novo modelo de inteligência artificial, o Grok-2. A ferramenta está disponível apenas para assinantes do X Premium e Premium+, tem capacidade de gerar imagens e raciocínio aprimorado.
O Grok-2 cria suas próprias regras, ou melhor, não cria nenhuma, já que ao contrário de outras IAs com o recurso “Texto para Imagem”, ele parece não ter nenhuma diretriz de segurança contra a reprodução de pessoas ou personagens conhecidos. Além disso, a ferramenta não impede os usuários de criarem imagens violentas ou que representam atividades criminosas.
PERÍODO ELEITORAL NOS EUA
Muitos assinantes estão se aproveitando dessa falta de controle para criar imagens de políticos americanos, incluindo Donald Trump e Kamala Harris, gerando uma grande preocupação por conta do período eleitoral.
Muitas das imagens geradas pelo Grok envolvem os candidatos à presidência Donald Trump e Kamala Harris. Em uma imagem, é possível ver os presidenciáveis se beijando, em outra, Trump aparece acariciando a barriga de Kamala, que está grávida.
QUAIS OS RISCOS DA IA GERAR IMAGENS DE PESSOAS REAIS?
Imagens geradas por inteligência artificial que representam pessoas reais são perigosas já que podem contribuir para a desinformação e criação de notícias falsas. Como essa tecnologia ainda é bastante recente, algumas pessoas têm dificuldade de identificar quando uma imagem é gerada por IA, por mais absurda que ela seja. Além disso, com a melhoria constante desses softwares, é possível prever que as imagens e os vídeos ficarão cada vez mais reais.