Circula nas redes sociais a imagem de um “afegão preso ao trem de pouso de um avião americano” que decolara de Cabul após a tomada da capital do Afeganistão pelo Talibã. Não há confirmação oficial.
Na segunda-feira (16/8), foi noticiado por vários veículos internacionais que ao menos duas pessoas haviam despencando de um C-17 que havia acabado de decolar do aeroporto Hamid Karzai, em Cabul.
Elas estavam num grupo que teria se agarrado à aeronave militar dos EUA ainda na pista, que estava lotada de civis.
De acordo com o jornal britânico “Guardian”, ao menos três afegãos teriam caído da aeronave dos EUA. Um vídeo mostra os corpos de três pessoas — dois homens e uma mulher — caídos no chão no complexo do aeroporto, acrescentou o diário.
Um tumulto no terminal superlotado de pessoas ávidas para fugir de Cabul causou a morte de ao menos cinco pessoas. Em cenas caóticas que ecoam a queda de Saigon no fim da guerra do Vietnã, homens, mulheres e crianças foram filmados tentando entrar em aviões depois que o Talibã invadiu a capital e tomou o palácio presidencial. Aeronaves dos EUA foram enviadas a Cabul para retirar americanos da cidade.