Segundo o portal EBC ( Agência Brasil), estima-se que 32% da população adulta brasileira têm hipertensão. Desses 36 milhões, somente 50% sabem que são hipertensos, dos quais apenas 50% se tratam. A pressão 120 por 80 é considerada muito boa. Já acima de 140 por 90, a pessoa já é hipertensa.
Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada através de acompanhamento médico e de mudanças de hábitos alimentares. Segundo o médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, os seguintes alimentos devem ser evitados, pois aumentam a pressão arterial:
Alimentos industrializados ricos em sódio : como linguiça, salaminho, salsichas, bacon, os chamados embutidos, frituras, molhos processados, refrigerantes, salgadinhos, entre outros.
-Sal de mesa
-Consumo excessivo de canela, como o próprio chá
-Bebida alcoólica em excesso
-Consumo excessivo de café
-Consumo excessivo de chás com alto teor de cafeína, como o chá verde
-Molho à base de soja presente em comidas chinesas
Já alguns devem ser inseridos no cardápio, como:
Alimentos in natura, dentre esses:
-Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina
-Chuchu
-Cereais integrais- aveia, quinoa
-Abacate
-Legumes no geral
-Kiwi
-Pimentão vermelhos
-Beterraba fresca e seu suco
Ainda segundo o médico, os alimentos mais naturais são favoráveis a manter a pressão arterial normal, devido a quantidade de vitaminas e minerais presente e ao baixo nível de sal.
“Existem alimentos naturais que são potencializadores e elevam a pressão, mas acontece quando o seu consumo é altamente excessivo. Ao contrário dos alimentos industrializados ricos em sal e gorduras, que são propiciadores da elevação da pressão sanguínea. Equilíbrio é a chave do sucesso para manter a saúde do corpo normal e saudável”, pontua Azevedo .