Sintetro anuncia nova greve dos ônibus a partir do dia 21 em Teresina

O sindicato usará esse período para tentar fechar um acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT).

ty | ety
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO) anunciou nesta sexta-feira (11), após uma nova rodada de assembleias entre a categoria, uma nova greve dos motoristas e cobradores de ônibus a partir do dia 21 em Teresina, em mais uma tentativa de fechar a assinatura da convenção coletiva de trabalho, que assegura direitos dos servidores, como auxílio-alimentação e plano de saúde, além da regularização salarial.    

Em entrevista ao Meionorte.com, Francisco Antônio, advogado do sindicato, explicou que a data foi escolhida entre os trabalhadores para ter um prazo de mais 10 dias para tentar alinhar com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), um possível acordo para a convenção.

“Os trabalhadores decidiram marcar a greve para o dia 21, para ter 10 dias de negociações para chegar a um acordo com um Setut. Não é interesse do Sintetro parar, mas tivemos que tomar uma atitude para fechar o acordo. A gente deu mais esses 10 dias para avançar as negociações e dia 21 já está determinado. A Prefeitura, Câmara Municipal e Sintetro estão interessados em fechar o acordo. Se dentro desses 10 dias avançarmos nas negociações, a greve não irá ocorrer”, explicou.

De acordo com o advogado do sindicato, as negociações só dependem do Setut para fechar a convenção e quaisquer interesses do transporte público de Teresina. “O Sintetro quer negociar, a prefeitura, o governo quer negociar, a assembleia legislativa, só falta agora o setut querer negociar não só para resolver o problema dos trabalhadores, que é a ossa principal pauta, mas também como a questão do transporte público de Teresina, qie é de interesse de toda a sociedade”, completa. 

Na última terça-feira (08), representantes das partes e da prefeitura estiveram reunidos, mas uma proposta de acordo não foi apresentada. Diante disso, uma nova assembleia entre os trabalhadores foi marcada para hoje, onde foi definido o próximo passo. Em entrevista ao Meionorte.com, o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, informou que não houve uma proposta por parte do Setut em relação à convenção coletiva de trabalho. Uma paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus chegou a ser marcada na semana passada, mas foi adiada após uma reunião na Strans onde houve uma sinalização positiva para um possível acordo. 

Setut lamenta anúncio da greve

Em nota enviada à reportagem, o SETUT lamentou o anúncio da greve e informou que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí e da Superintendência Municipal de Transportes, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus, como também o recebimento por parte das empresas e vindo da Prefeitura, das gratuidades que passam mensalmente pelas catracas, a fim de poder repassar algo para os colaboradores do sistema.

“O Sindicato Patronal segue à disposição e aberto para o diálogo com os trabalhadores e com a Prefeitura, a fim de solucionar as dificuldades do setor destacando que o objetivo principal de ambos os lados, deve ser o atendimento das demandas dos passageiros. A greve não é no momento, o melhor caminho”, diz o sindicato. 

 

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES