Neste domingo (26), o clima é de sol e frio no Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo. A previsão indica uma breve trégua na chuva que caiu nos últimos dias, voltando a causar transtornos e a elevar rios no estado. Apesar da presença do sol, o dia deve ser frio, e nas regiões da Fronteira Oeste, Serra e Norte, pode haver formação de geada,
Em Porto Alegre, a mínima fica em 9°C. A máxima prevista é de 16°C. Já na fronteira com o Uruguai, os números são ainda menores, onde deve marcar 3°C em Bagé, e na Serra, com previsão de temperaturas negativas - São José dos Ausentes deve registrar -2°C.
No período da tarde, a máxima não passa de 13°C em Santa Maria, na Região Central. Em Passo Fundo, no Norte, os termômetros podem chegar a 15°C. Já em Santa Rosa, no Noroeste, a previsão é de 18°C. Os temporais que atingem essas cidades e demais do estado, já deixaram 166 pessoas mortas.
CHUVA NA SEGUNDA-FEIRA (27)
Na segunda-feira (27), as chuvas devem retornar ao Rio Grande do Sul, persistindo na terça-feira (28). Pancadas fortes devem atingir o Litoral, a Região Metropolitana, a Serra e na Região dos Vales.
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS afirma que a previsão de até 40 milímetros de chuva pode afetar partes da bacia do Guaíba na segunda-feira.
"Os cenários de previsão indicam cheia duradoura, com manutenção dos níveis elevados nos próximos dias. O nível do Guaíba deve manter-se elevado na casa dos 4 metros nos próximos dias", afirma o IPH.
NÍVEL DOS RIOS DO RS:
- Guaíba (Porto Alegre): 4,09 metros (cota de inundação 3 m)
- Rio dos Sinos (São Leopoldo): 4,76 metros (4,50 m)
- Rio Gravataí (Passo das Canoas): 5,40 metros (4,75 m)
- Rio Taquari (Muçum): 6,04 metros (18 m)
- Rio Caí (Feliz): 3,69 metros (9 m)
- Rio Uruguai (Uruguaiana): 8,37 metros (8,50 m)
- Lagoa dos Patos (Pelotas): 2,07 metros (1,30 m)
Maio foi o mês mais chuvoso em Porto Alegre - mesmo sem nem ter acabado - nos últimos 108 anos (o monitoramento começou em 1916). Até o sábado (25), o volume acumulado na capital foi de 486,6 milímetros, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação do bairro Belém Novo, na Zona Sul.