Na manhã desta segunda-feira, 11 de abril, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgou um novo boletim onde informa que os rios Marathaoan e Longá estão em cota de alerta nas cidades de Barras e Esperantina, respectivamente.
Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,02m, 18cm abaixo da cota de inundação (4,20m), sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão, para valores oscilando em torno de 4,03m, abaixo da cota de inundação 17 cm.
Em Esperantina, o nível atualmente é de 6,86m, 46cm acima da cota de alerta (6,40m), portanto em cota de alerta, devendo nas próximas 8 horas apresentar elevação do nível e atingir valores em torno de 6,89m, 49 cm acima da cota de alerta, continuando em cota de alerta.
Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,72 m, em cota de atenção, com previsão de redução nas próximas 12 horas, oscilando em torno do valor de 4,63m, 37cm abaixo da cota de alerta (5,00m), continuando em cota de atenção.
Em Floriano, o rio Parnaíba está com nível nesse momento de 2,65m, em situação de normalidade. É previsto que o nível estabilize nas próximas 8 horas e chegue a valores em torno de 2,65m, continuando em situação de normalidade.
Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,53m, em situação de normalidade. É prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas e que o nível atinja valores em torno de 2,50 m.
A estacão de monitoramento Fazenda Cantinho II, no rio Poti, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 3,98 m, em situação de normalidade. É prevista a elevação do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,16 m.