Na manhã deste domingo, 13 de março, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgou um novo boletim informando que, devido às chuvas intensas registradas nos últimos dias foi observada a elevação do nível dos rios na bacia do Parnaíba.
O nível em Esperantina chegou ao máximo às 11:30 de sábado (12), com o valor de 8,12 m e começou a entrar em recessão logo em seguida. A cota atual na estação é de 7,96 m, 56 cm acima da cota de inundação (7,40 m), devendo nas próximas 8 horas manter-se estável e ficar em valores em torno de 7,95 m, ainda acima da cota de inundação.
Em Barras, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,08 m, superando em 38 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista manutenção do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,07 m, continuando em cota de alerta.
Os rios que passam nas cidades de Luzilândia e Barras encontram-se nesse momento em situação de alerta e o rio Longá em Esperantina superou a cota de inundação na noite da última sexta-feira (11), com isso, foi solicitado que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda dos afetados em Esperantina e dos possíveis afetados em Barras e Luzilândia.
Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,00 m, abaixo da cota de atenção, portanto em nível de normalidade. É previsto que o nível chegue, nas próximas 8 horas, em torno de 3,53 m, permanecendo situação de normalidade.
Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,32 m, abaixo da cota de atenção, portanto em situação de normalidade. E sendo prevista a elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno da cota 3,44 m.
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,29 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,21 m, 21 cm acima da cota de alerta (5,00 m), portanto em cota de alerta e ficando 49 cm abaixo da cota de inundação.
A estação de monitoramento Fazenda Cantinho II, zona rural de Teresina, apresenta nível nesse momento de 3,79 m, em situação de normalidade. É prevista a manutenção do nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 3,84 m, continuando em situação de normalidade.