Rio recebe nova remessa de vacinas da Covid-19 para combater a subvariante Ômicron

O Rio é o município com a maior cobertura vacinal do estado, com 99% da população vacinada com a primeira e segunda doses, e mais de 80% com a dose de reforço

Avalie a matéria:
Subvariante Ômicron (à esquerda) e dose de vacina contra a Covid-19 (à direita) | Montagem/MeioNews

O estado do Rio de Janeiro iniciou a distribuição de 46,6 mil doses da nova vacina contra a Covid-19. Na capital, a campanha de imunização com o imunizante XBB, atualizado para combater uma subvariante da Ômicron, começará ainda nesta semana, conforme anunciou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A nova vacina cobre um espectro maior de cepas em comparação com os imunizantes anteriores.

Subvariante Ômicron - Foto: Reprodução

cobertura vacinal

Soranz recomenda que a população não utilize mais as vacinas antigas e, ao invés disso, opte pela XBB quando chegar sua vez no calendário de vacinação. O Rio é o município com a maior cobertura vacinal do estado, com 99% da população vacinada com a primeira e segunda doses, e mais de 80% com a dose de reforço.

Zé Gotinha

Além da nova campanha de vacinação contra a Covid-19, o Rio também foca na imunização contra a gripe. O mascote Zé Gotinha percorrerá unidades de saúde, estações do metrô e do BRT, além de escolas e parques infantis. Hoje também começa a campanha estadual contra a poliomielite, destinada a crianças de 1 a 4 anos de idade, mesmo aquelas com o esquema vacinal completo.

Pesquisa laboratorial da subvariante Ômicron - Foto: Reprodução

Distribuição e aplicação das doses

Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde, explicou que a logística para distribuir as vacinas aos 92 municípios do estado foi cuidadosamente planejada. Esta nova remessa de vacinas é apenas a primeira parcela do total de 189,6 mil doses a serem entregues. Após a distribuição, os municípios serão responsáveis pela aplicação das vacinas, priorizando grupos como idosos, pessoas imunocomprometidas, indígenas, trabalhadores da saúde e outros grupos vulneráveis.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES