Nova campanha de vacinação contra Covid visa imunizar 70 milhões de pessoas

O ministério assinou um acordo com o laboratório em abril para a compra de 12,5 milhões de doses.

Nova campanha de vacinação contra Covid visa alcançar 70 milhões | Tânia Rego/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na sexta-feira à noite, o Ministério da Saúde anunciou o lançamento de uma nova campanha de vacinação contra a Covid-19, com o objetivo de atingir pelo menos 70 milhões de brasileiros. As doses utilizadas serão das 9,5 milhões adquiridas da variante XBB da Ômicron, da Moderna, que chegaram ao Brasil neste mês.

O ministério assinou um acordo com o laboratório em abril para a compra de 12,5 milhões de doses. As vacinas já estão em processo de distribuição aos estados, seguindo um cronograma estabelecido pela operadora logística. Alguns estados já iniciaram a aplicação das vacinas monovalentes XBB desde 9 de maio, com autonomia para começar imediatamente.

Embora o número de doses adquiridas não seja suficiente para atingir toda a população-alvo, o Ministério da Saúde afirma que essa compra emergencial suprirá estados e municípios até que novas aquisições sejam realizadas.

CALENDÁRIO E GRUPOS

A partir de 2024, a dose contra a Covid-19 foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, com mudanças nos grupos prioritários. Essas mudanças foram feitas com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e na avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19.

A pasta enfatiza a eficácia dos imunizantes disponíveis nos postos de vacinação para reduzir complicações da Covid-19. Destaca-se a importância do esquema vacinal completo, incluindo doses de reforço quando recomendadas, para prevenir formas graves e óbitos pela doença.

Além disso, foram especificados grupos prioritários que devem receber um novo reforço anual da vacina XBB, com intervalos específicos entre as doses, como idosos, imunocomprometidos, gestantes, puérperas, pessoas em instituições de longa permanência, indígenas, quilombolas, entre outros.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES