As chuvas que têm caído sobre o Piauí nos últimos dias aumentou o nível dos rios na Bacia do Rio Parnaíba. O Rio Marataoan, em Barras, atingiu a cota de alerta na noite de segunda-feira (13), ao ultrapassar os 370 cm.
Segundo dados de monitoramento hidrológico, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do rio Marataoan alcançou 386 cm às 16h30 desta terça-feira (14), mas ainda está longe da cota de inundação (acionado quando o nível estiver igual ou maior que 420 cm).
A previsão continua indicando muita chuva em todo o Piauí, pelo menos até a próxima segunda-feira (20). Nesta terça (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) voltou e emitir alerta laranja (perigo) para fortes chuvas em todo o território piauiense, com volumes que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos com velocidades entre 60 e 100 km/h.
Segundo o INMET, municípios da região Centro-Norte do Piauí, têm registrado maiores volumes pluviométricos. Até as 9h desta terça-feira, na região de Valença, por exemplo, choveu cerca de 30 mm em 24 horas. Na região de Barras, foram registrados acumulados de 20 mm.
O INMET alerta que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, o INMET orienta para não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Caso necessário, deve-se procurar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).