O Piauí inteiro tem previsão de mais chuvas intensas, volumosas e com rajadas de ventos que podem chegar a 100 km/h. A situação climática põe o estado em alerta, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O aviso de Perigo (alerta laranja) foi emitido na manhã desta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e deve durar pelo menos até a manhã de terça-feira (14).
Segundo o INMET, as chuvas devem continuar nos próximos dias. Até a próxima segunda-feira (20), a previsão para o Nordeste indica grandes volumes de chuvas, podendo superar 100 mm em áreas que compreendem parte do MATOPIBA, noroeste do Maranhão e leste de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nas demais áreas, podem ocorrer acumulados menores (abaixo de 30 mm).
"A grande concentração de umidade combinada ao comportamento dos ventos em altos níveis da atmosfera está potencializando a formação de nuvens carregadas", informou o INMET.
Municípios localizados nas regiões Centro-Norte e Sudeste registraram fortes instabilidades nas últimas horas. Em Valença do Piauí, por exemplo, choveu 58,4 mm, até as 9h desta segunda-feira (13).