As equipes da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia estão há três dias trabalhando na operação de resgate da brasileira Juliana Martins, 26 anos. A informação é do Ministério das Relações Exteriores. A jovem caiu de um penhasco durante uma trilha no vulcão Rinjani, na ilha de Lombok. O local do acidente é de difícil acesso e está a cerca de 300 metros abaixo da trilha principal.
Mobilização
Segundo o Itamaraty, Juliana escorregou na madrugada de sábado (21), no horário local. Desde então, a embaixada do Brasil em Jacarta atua junto às autoridades indonésias para viabilizar o resgate, mobilizando inclusive contatos de alto nível. Dois funcionários da embaixada estão a caminho do local para acompanhar pessoalmente a operação, que tem sido dificultada por condições climáticas adversas.
Pedido de reforços
O embaixador brasileiro entrou em contato direto com os diretores das agências nacionais de resgate e combate a desastres da Indonésia. Apesar dos esforços, o terreno remoto e o mau tempo atrasam o avanço das equipes. O ministro das Relações Exteriores também acionou o governo indonésio pedindo reforço nas buscas.
Como aconteceu
Juliana estava sozinha no momento do acidente e foi localizada horas depois por turistas, que usaram um drone para avistá-la. Vídeos divulgados nas redes sociais ajudaram a notícia a chegar até sua família no Brasil. A primeira informação era de que equipes teriam conseguido entregar suprimentos à jovem, mas os familiares contestaram essa versão.
Quem é Juliana
Natural de Niterói (RJ), Juliana é formada em Publicidade pela UFRJ e também trabalha como dançarina de pole dance. Ela está em viagem pela Ásia desde fevereiro, e antes da Indonésia, passou por Filipinas, Vietnã e Tailândia, registrando os momentos em suas redes sociais.
Vulcão
O vulcão Rinjani é uma das atrações turísticas mais conhecidas da Indonésia, mas também uma das mais desafiadoras para trilhas. As autoridades seguem mobilizadas para concluir o resgate o quanto antes, enquanto amigos e familiares acompanham o caso com grande apreensão. (Fonte: G1)