A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, esteve reunida nesta quarta-feira(16), com o Tenente Coronel Costa, no município, para tratar da situação da cheia do Rio Longá, que preocupa com o aumento das chuvas.
Além da equipe do Corpo de Bombeiros, estiverem presentes, o coordenador da Defesa Civil do município, Patrócolo Silveira, o secretário de Assistência Social Valter Sousa, o secretário de Meio Ambiente, Alcione Carvalho e o secretário de administração José Ângelo.
Vistoria é necessária
A equipe dos bombeiros juntamente com a prefeita realizaram uma visita técnica ao parque Ecológico Cachoeira do Urubu, onde a gestora solicitou a ajuda e a vinda de uma equipe do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança aos turistas e banhistas que visitam o parque no período de inverno.
"Nós temos uma das mais bonitas cachoeiras do Brasil e neste período de semana santa é muito visitado, por isso estamos fazendo esta visita técnica com a equipe dos Bombeiros para que seja feito um trabalho preventivo para evitar acidentes com turistas e banhistas", disse a prefeita.
Chuvas
"A nossa visita aqui na cidade de Esperantina atendendo uma solicitação da prefeita Ivanária Sampaio, onde tratamos da situação de alagamento ocorrido em decorrência do inverno e também a presença de Bombeiros na Cachoeira do Urubu, aos finais de semana e durante toda a semana santa e hoje estamos fazendo um levantamento dos pontos principais a serem trabalhados, como acesso a banho e áreas de risco", comentou o Ten. Coronel.
Rio Longá
O rio Longá nasce na lagoa do Mato ou do Longá, no município de Alto Longá. Sua direção segue de sul para norte e curso de 320 Km. Seu leito começa em Alto Longá e passa por diversos municípios como Coivaras, Altos, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão do Piauí, Boa Hora, Barras, Batalha, Esperantina, Piracuruca, Joaquim Pires e Buriti dos Lopes, onde deságua.
Parque Ecológico Cachoeira do Urubu
O local, que recebe turistas, em período de cheias do rio Longá, é alvo de atenção. Com suas belas paisagens, ele atrai pessoas de todo o Piauí que querem ver o espetáculo de suas águas, mas merece cuidados nesta época do ano.
A 180 km de Teresina, é um dos atrativos mais visitado pelos turistas no Piauí. Localizado entre os municípios de Esperantina e Batalha, ele passou pela primeira etapa das obras do projeto de revitalização. A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).