Completados os seis meses de implantação do Plenário Virtual, a quantidade de recursos e processos julgados por meio da ferramenta, no âmbito da Justiça estadual piauiense, já foi de 3.012.
O Plenário Virtual é uma ferramenta tecnológica do próprio processo judicial eletrônico, que permite que cada desembargador, que compõe uma câmara, lance seus votos eletronicamente durante as sessões.
O desembargador Sebastião Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), destaca o motivo da implantação do plenário e o funcionamento no Estado. "É para justamente aumentar a produtividade e atingir nossas metas. Hoje nós podemos dizer que possuímos julgamentos de forma presencial e também o julgamento de forma virtual, semanalmente realizado para o Tribunal", conta.
O desembargador ressalta o aumento da celeridade, segurança e também a eficácia dos votos. "Ele também permite que os demais membros daquela câmara tenham mais tempo para olhar o voto. No Plenário Virtual você lê o voto por inteiro com mais calma, tem toda semana, e isso implicou no aumento da produtividade, que é o principal papel do Judiciário: prestar serviço e sua jurisdição", enfatiza.
Essa ferramenta, inaugurada no dia 7 de junho, tem como coordenador o desembargador Olimpio Galvão, que ressalta os resultados positivos da implantação. "A primeira sessão do plenário foi dia sete (7) de junho, foram pautados 75 processos. Nesses seis meses, houve uma evolução muito crescente de processos julgados e pautados. Na sessão de encerramento, no dia seis (6) de dezembro, foram pautados 358 processos", informou.
O Plenário Virtual do TJ-PI foi aprovado por meio da Resolução nº 133/2019 e regulamentado por meio do Provimento nº 13/2019, atos assinados pelo desembargador Sebastião Martins.
Adaptar à nova realidade de utilizar um tribunal cada vez mais informatizado tem gerado mais benefícios, além da maior quantidade de processos julgados. Elias Ribeiro, consultor jurídico do TJ, comentou a importância do Plenário Virtual para o Tribunal de Justiça do Piauí
"A produtividade dá uma sensação melhor para a população. Praticamente já equiparamos com a quantidade de processos físicos pautados e a adesão dos desembargadores está sendo muito importante para essa nova tarefa do Poder Judiciário piauiense", disse.
Ele avalia as ações realizadas no plenário virtual como positivas. No começo foram pautados poucos processos, mas no decorrer do período foi ampliando cada vez mais, tanto no rol de ações, quanto na quantidade de processos julgados.