O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, garantiu nesta quinta quinta-feira, 19, que o edital do concurso público para professores da rede deve ser lançado até o mês de abril.
“Queríamos ter anunciado e feito este concurso em 2022, mas por conta das questões relacionadas a arrecadação, já que houve redução no valor dos impostos cobrados do combustível e energia elétrica. Isso impacta na receita do município e não quisemos arriscar”, declara, enfatizando que a SEMEC vai apresentar um concurso com vagas que possam ser sustentadas pelo erário da Prefeitura.
“É o que faremos e nossa administração é para que no mês de abril possamos lançar o edital do concurso para professores, além de psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, pois a lei federal exige a presença desses profissionais no dia a dia da educação e das unidades de ensino”, diz.
O secretário diz que encerrou o período de renovação de matrícula e estão sendo computadas as matrículas novas que serão ofertadas à população. “São 16.700 novas vagas e dessas 4.800 vagas serão ofertadas com matrículas on-line em 64 unidades e pedimos a população para ficar atenta e saber se a unidade escolar mais próxima de sua casa vai ter matrícula presencial ou on-line”, diz.
Prefeitura abre 16.700 novas vagas nas escolas
Segundo Nouga, se a rede municipal preencher as 16.700 novas vagas será possível chegar a um universo de 102 mil alunos.
O secretário ressaltou mais uma vez que o prefeito Dr. Pessoa garantiu o pagamento do novo piso nacional do magistério. “A Secretaria de Finanças está analisando o impacto financeiro do novo reajuste para professores junto com a SEMEC, levando em consideração todos os professores efetivos, a posição deles na carreira, bem como a contratação de novos professores que ainda se faz necessária”, diz.
Ele afirma que a presença de professores substitutos na rede se faz necessário em função da ocupação de vagas ocasionadas pelo afastamento de professores para cargo de direção, cerca de 500 substitutos só nessa condição, mas há outros, cerca de 300 a 400 professores que são temporários e são essas vagas que devem ser preenchidas com o concurso.
Nouga informou que a SEMEC terá dois calendários para o início das aulas, o primeiro será em março e outro em abril.