Nível do Guaíba fica abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês

O nível do rio Guaíba caiu abaixo da cota de inundação (3,60 metros) pela primeira vez em um mês, mas ainda é motivo de preocupação devido às terríveis inundações que atingiram o Rio Grande do Sul.

Avalie a matéria:
Ao longo do mês de maio, o rio Guaíba transbordou | Foto: André Ávila/Agência RBS

Na madrugada deste sábado, 1° de junho, o nível do rio Guaíba caiu e está abaixo da cota de inundação na Usina da Gasômetro, em Porto Alegre (RS). Entre as 4h15 e 6h15, a queda foi de 3,60 para 3,57 metros, conforme uma régua instalada no Gasômetro.

INUNDAÇÕES, MORTES E DESCOLAMENTO

O Guaíba atingiu níveis históricos ao longo de maio devido aos temporais que assolaram o Rio Grande do Sul. Antes, o ponto mais alto a que havia chegado o lago foi 4,76 metros em 1941. Agora, a marca mais alta é de 5,35 metros, atingida em 5 de maio.

A tragédia matou 169 pessoas, deixando 44 desaparecidas, 806 feridas e mais de 619,7 mil fora de casa. Cidades foram devastadas: 473, de um total de 497, sofreram algum tipo de dano. 

NOVO ALERTA DE INUNDAÇÃO

Na terça-feira (28), o Governo gaúcho alterou a cota de inundação do Guaíba para 3,60 metros. A cota de alerta também passou de 2,50 para 3,15 metros.

A revisão não muda as medições já observadas, como o recorde de 5,35 metros registrado em 5 de maio. O que muda é que esse valor agora deve ser comparado à cota de inundação de 3,60 metros, e não mais ao valor antigo, de 3 metros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES