O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (7), no Diário Oficial da União, os editais com os cronogramas dos processos seletivos para o segundo semestre de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Aos novos candidatos, é preciso saber: a classificação em todos os três processos seletivos será realizada com base na nota obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que, para o Prouni, serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. No Fies, serão válidas as notas do Enem, a partir de 2010.
SISU
O período de inscrição será de 19 a 22 de junho e o resultado será divulgado no dia 27 ainda deste mês. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o programa do MEC que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo instituições federais - universidades e institutos.
As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Vale ressaltar que o candidato não pode ter tirado zero na redação. O estudante escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu.
Se caso o candidato não desejar o curso anteriormente escolhido, é possível alterar as opções durante todo o período de inscrições. Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é preciso manifestar interesse em participar da lista.
As vagas ofertadas também são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) que determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (renda por cabeça). Além disso, as instituições podem adotar as próprias políticas e ações.
PROUNI
Em 27 de junho serão abertas as inscrições, que podem ser realizadas até o dia 30 deste mês. O resultado será divulgado em duas chamadas: a primeira será publicada no dia 4 de julho e a segunda no dia 24 do mesmo mês.
Para quem não for selecionado, o programa oferece ainda a oportunidade de participar da lista de espera. Semelhante ao Sisu, o estudante deve manifestar o interesse.
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é o programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, para cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Para se inscrever é preciso que o candidato tenha feito uma das duas últimas edições do Enem, tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas e não tenha tirado zero na redação.
O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
FIES
Neste programa, o prazo de inscrições para é de 4 a 7 de julho; e o resultado - em chamada única - será divulgado no dia 11 de julho. Para os estudantes que tiveram a inscrição postergada de processos seletivos do Fies, a complementação da inscrição deverá ser de 14 a 16 de junho e estará condicionada ao atendimento dos demais requisitos, prazos e procedimentos para a concessão do financiamento, nos termos dos normativos vigentes do Fies.
O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa.