O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (29) que o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), finalizado ontem (28), será divulgado no dia 11 de fevereiro. O anúncio foi feito em coletiva com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Brasília.
- Cobertura do segundo dia do Enem 2021
Segundo Danilo Dupas, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que também participou do evento, a edição deste ano terminou com abstenção de 29%. Apenas 2,1 milhões de estudantes participaram dos dois dias de provas, o menor número desde a reformulação, em 2009.
Os gabaritos serão divulgados na próxima quarta (1º) e os pedidos de reaplicação estão disponíveis até sexta (3).
Ribeiro afirmou que a aplicação da prova foi um sucesso e ocorreu com toda normalidade. "Não é hora de tripudiar sobre nada nem ninguém. Mas acho que é hora de dizer que a sociedade brasileira saiu ganhando", rebateu Ribeiro sobre as acusações de possível interferência do governo na prova. Pastor evangélico, citou Jesus Cristo ao comentar o caso.
Houve 31 mandados de prisão cumpridos durante o Enem 2021, sendo 27 no primeiro domingo e 4 no segundo, afirma Cléo Mazzotti, delegado da Polícia Federal.
Foram referentes a sequestro, tráfico de drogas, estupro de vulnerável e outros crimes graves, explica.
Durante a coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi questionado por jornalistas sobre seu desejo de ter acesso prévio ao Enem.
"Quando percebi que ter acesso à prova traria mais prejuízo que benefício aos estudantes, dei um passo atrás. Abri mão de um direito", disse.