Cobertura em tempo real do segundo dia do Enem 2021 no Piauí
notas
Operação Enem 2021 disponibiliza quase mil agentes de segurança
A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí disponibilizou quase mil agentes de segurança para Operação Enem 2021 realizada nos dois domingo, 21 e 28 de novembro, visando garantir a segurança dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio no Piauí.
O esquema montado pela SSP-PI, através do Centro Integrado de Comando e Controle, localizado na sede da SSP-PI é utilizado por membros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Equatorial, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), e da Fundação Getúlio Vargas para ter agilidade no monitoramento. “Além do contato direto com a equipe do Inep, em Brasília, através do monitoramento feito pelo CICC do Piauí, o policiamento nos locais de prova foram feitos de forma reforçada e contou com 40 viaturas extras para garantir também a escolta de provas, como vem sendo feito nos últimos anos”, contou Audivam Nunes.
A Operação Enem 2021 encerrou sem maiores alterações em todo estado do Piauí.
Candidatos afirmam que provas do segundo dia do Enem foram complexas
Os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entrevistados pela reportagem foram unânimes em afirmar que as provas de Ciências Exatas, Matemática e Suas Linguagens, do segundo dia foram difíceis, complexas e exigiram muitos cálculos.
"A prova foi boa, não lembro muita coisa, estou morrendo de dor de cabeça, mas física, matemática e biologia foram boas, dentro do esperado", declarou Lays Reis ao sair das provas do Enem no campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A jovem disse que pretende cursar Nutrição.
Estudante de Enfermagem, já na fase de estágios, Samuel Dourado fez Enem para disputar uma vaga para o curso de Medicina e achou as provas interessantes. "As provas foram interessantes. Tinham gráficos e desenhos em várias questões", afirmou Samuel Dourado.
Francisco Alberto, de 17 anos, disse que as questões de cálculos, ciências e tecnologia não estavam complicadas. "As questões de cálculo não estavam muito complicadas, ciências e tecnologia também não. No geral bastante cálculo. Física achei bastante complicada, foi uma prova complexa, exigia bastante conhecimento sobre fórmulas", disse.
Professores dizem que 2º dia teve questões sobre desastre de Mariana, Copa do Brasil e dengue
A segunda prova do Enem 2021, realizado neste domingo (28), trouxe questões sobre o desastre de Mariana (MG), Copa do Brasil, dengue e ebola.
Questões sobre pandemia e vacinação ficaram de fora do exame, que contou com 45 perguntas sobre matemática e ciências da Natureza, de acordo com professores. A questão sobre Mariana tratava dos impactos em Abrolhos (Bahia) do rompimento da barragem que fica em Minas Gerais, a centenas de quilômetros de distância, segundo Gabryel Real, gerente de Processos Avaliativos do SAS Plataforma de Educação.
A Copa do Brasil apareceu em uma questão de matemática sobre combinação e probabilidade. Em química, houve poucas questões que envolvessem contas, diz o professor Allan Rodrigues. "Boa distribuição na prova de química envolvendo estequiometria clássica, análise de pH, reação de neutralização, pilha com interdisciplinaridade com física, titulação, saponificação, esterificação, ou seja, sem predominância de setor específico, diz Rener Ribeiro, do Seb Lafaiete. Em biologia, os temas predominantes foram botânica, ecologia e citologia (estudo das células), segundo o professor da Seb Lafaiete Aldo César Poltronieri.
Já a prova de matemática foi considerada mais complicada do que a de anos anteriores pela professora Mayara de Souza. Também houve questões em matemática sobre o nível dos reservatórios de água e sobre como os aplicativos de reserva de hospedagem definem os preços mediante oferta e demanda.
Estudantes já podem deixar local de prova
A partir das 15h30, os estudantes que já tiverem terminado o segundo dia de prova do Enem, já podem deixar local, porém, sem levar o exame. Só poderão com a prova a partir das 18h.
Presos por engano terão reaplicação, segundo ministro da Educação
As pessoas que foram presas por engano no primeiro dia do Enem 2021 poderão pedir a reaplicação da prova. "Nós não temos compromisso com o erro. Nem o MEC nem o governo Jair Bolsonaro. Se está errado, está errado. A gente reaplica, sem problema nenhum", disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro, neste domingo (28).
Ao menos duas pessoas foram detidas no domingo passado. Uma delas é Maria da Penha dos Santos, de Teresina, tirada de dentro da sala onde fazia a prova por policiais. Maria da Penha, era suspeita de ser foragida da Justiça do Ceará, mas a mulher teve a inocência comprovada depois do juiz perceber que apesar dela ter o mesmo nome da pessoa procurada pela justiça, além do mesmo nome da mãe, o nome do pai é diferente. O outro foi um homem de Santana (AP), detido por engano. Inicialmente, a PF disse que ele foi preso durante a prova. Depois, afirmou que aguardou a saída dele do local.