Maura Miranda, primeira apresentadora de TV negra do ES, morre aos 72 anos

Ela estava internada desde o mês de junho de 2023 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.

Maura Miranda morre aos 72 anos | TV Gazeta
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Faleceu nesta segunda-feira (3), a jornalista Maura Miranda, aos 72 anos. Ela foi a primeira apresentadora negra da história do Jornalismo no Espírito Santo. Ela estava internada desde o mês de junho de 2023 no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A causa da morte não foi divulgada.

Maura Miranda nasceu em Cachoeiro de Itapemirim no dia 4 de junho de 1951. Ela trabalhou na TV Gazeta em diferentes funções por 10 anos. A jornalista entrou na empresa de comunicação em 1977, atuando também como repórter. 

A jornalista participou diretamente de duas produções conhecidas e premiadas, a saber: "Os Pomeranos", que mostrou a história do povo alemão no Espírito Santo; e "Lugar de toda pobreza", sobre a vida de moradores no bairro São Pedro, em Vitória, na década de 1980.

Primeira apresentadora de TV negra do Espirito Santo | Foto: ReproduçãoHISTÓRICO

Maura Miranda também trabalhou na TV Vitória, TV Tribuna, Jornal A Tribuna, TV Educativa do Estado, Rádio Espírito Santo e na comunicação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Em uma entrevista inédita, Maura contou como o jornalismo havia mudado atualmente.

"[O jornal] era muito tradicional. Era uma coisa robotizada. A gente tinha que ser robô. Não podia errar. Se errar, fingia, passava batido. E a roupa era igual ao texto", disse Maura à TV Gazeta.

Questionada sobre o que achava das mudanças no jornalismo, pois estava em uma fase com maior dinâmica e um novo estilo, Maura elogiou os jornalistas e aprovou o que classificou de democracia. 

"O apresentador está na casa, ele vai para a casa do telespectador. O apresentador se aproximou e disse ao telespectador: 'eu sou igual a você'. Antes, eu achava que era um pouco de ditadura. Agora, com essa democracia, é fantástica", afirmou à TV Gazeta.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES