Seis cidadãos israelenses, com idades que variam entre 17 e 41 anos, foram libertados pelo grupo Hamas, segundo informações divulgadas pela Cruz Vermelha. Elas seguem para Israel. As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram a notícia em suas redes sociais, confirmando que, com base em dados fornecidos pela Cruz Vermelha, os seis reféns israelenses estão a caminho de Israel. Em contrapartida, Israel soltou 30 prisioneiros palestinos.
Anteriormente, duas pessoas, Mia Shem, 21, e Amit Soussana, 40, já haviam sido libertadas. Os seis reféns liberados na noite desta quinta-feira incluem principalmente adultos, com apenas dois adolescentes na lista, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Israel. Os nomes e idades dos reféns israelenses liberados são Shani Goren (29), Nili Margalit (41), Ilana Gritzewsky Kimchi (30), Sapir Cohen (29), Bilal Ziyadne (18) e Aisha Ziyadne (17).
Acredita-se que os reféns tenham sido inicialmente transferidos para o Egito antes de seguir para Israel. A IDF explicou que representantes do sistema de segurança verificarão a identidade dos reféns no ponto de encontro, enquanto representantes da IDF mantêm as famílias atualizadas regularmente.
Essa troca de reféns, a sexta entre Israel e o Hamas, ocorreu na quarta-feira anterior e envolveu 10 israelenses e quatro tailandeses. Os libertados foram entregues à Cruz Vermelha. O processo de troca de reféns teve início na sexta-feira anterior, com um total de 63 pessoas libertadas, incluindo 24 reféns do Hamas e 39 de Israel. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou na mesma sexta-feira que "é apenas o começo, mas até agora está indo bem".