Uma lata de chocolates produzidos em 1900 chegou a ser arrematada em leilão por nada menos que 519 libras (R$ 3.055).
O recipiente, contendo várias barrinhas de chocolate bem antigas, foi achado em uma caixa abandonada no sótão de uma residência em Lincolnshire (Inglaterra). A raridade não foi para o lixo, pelo contrário ganhou destaque e rendeu.
Apenas chocolate
Inicialmente, esperava-se que o item fosse arrematado por cerca de R$ 600 no leilão, feito pela Eddisons Auctioneers. Mas o interesse pela lata foi maior do que se previa.
Os interessados não estavam atrás apenas do chocolate, mas também do valor histórico da lata, que tem a efígie da rainha Vitória, contou o "Metro". Além disso, há poucas latas iguais a essa em circulação.
Latas de chocolates
Sabe-se com relação ao objeto que durante a Guerra dos Bôeres, Vitória decidiu enviar latas com chocolates para as tropas britânicas que disputavam o controle da África do Sul, como a que foi leiloada.
À época, isso foi bastante controverso, já que as principais empresas de chocolate eram de propriedade da Quakers, um grupo de orientação pacifista. A Eddisons Auctioneers recomendou que o vencedor do leilão não coma os chocolates.