Laboratório envolvido em casos de infecção por HIV atendia mais 10 unidades de saúde

prestava serviços de análises clínicas e patológicas, com exames de sangue e de identificação de doenças como toxoplasmose, hepatite, sífilis e até câncer no Rio de Janeiro

Sede do PCS Lab Saleme, em Nova Iguaçu | Reprodução/g1
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Laboratório PCS Saleme, responsável pelo erro nos exames em órgãos que resultaram em seis transplantados infectados com HIV no estado, atendia ainda outras 10 unidades de saúde estadual.

Segundo informações do g1, o laboratório prestava serviços de análises clínicas e patológicas, com exames de sangue e de identificação de doenças como toxoplasmose, hepatite, sífilis e até câncer. De 2022 até setembro de 2024, o valor empenhado pela Secretaria de Saúde em contratos com a PCS Lab era de R$ 21,5 milhões.

MAIS DE 60 MIL ANÁLISES

Segundo os documentos do pregão eletrônico, a média mensal de exames laboratoriais realizados por todas as unidades da rede é de mais de 69 mil análises. Somando as análises patológicas, que incluem biópsias em caso de câncer e outras doenças, o número pode chegar a 73 mil.

Na sexta-feira, a Bandnews divulgou a informação que seis pessoas que estavam na fila do transplante da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) receberam órgãos infectados pelo HIV de 2 doadores e testaram positivo para o vírus.

HOSPITAIS ATENDIDOS PELO LABORATÓRIO

Eram atendidos pela PCS Saleme os hospitais estaduais Anchieta; Carlos Chagas; Eduardo Rabelo; Santa Maria, o Instituto Estadual de Cardiologia, o Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, o Instituto Estadual de Doenças do Tórax, o Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, além do Hemorio e da Central de Transplantes.

LISTA DAS UNIDADES ATENDIDAS

- Hospital Estadual Anchieta (HEAN)

- Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC)

- Hospital Estadual Eduardo Rabelo (HEER)

- Hospital Estadual Santa Maria (HESM)

- Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC)

- Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária (IEDS)

- Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capliglione (IEDE)

- Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras (IETAP)

- Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO)

- Central Estadual de Transplante (CET)

- Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro (CPRJ)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES