SEÇÕES

Islândia registra presença de mosquitos pela primeira vez na história; entenda

Segundo cientistas locais, o avanço do aquecimento global torna o país mais propício à presença do inseto

Mosquito | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Islândia registrou pela primeira vez a presença de mosquitos em seu território. O país, que até agora era um dos poucos lugares do mundo livres do inseto, ao lado da Antártida, confirmou a identificação de três exemplares da espécie Culiseta annulata.

Os insetos foram encontrados na região de Kiðafell, próxima a Reykjavik, a capital e a maior cidade do país, e analisados por pesquisadores do Instituto de Ciências Naturais da Islândia.

ADAPTADA AO FRIO 

A espécie é adaptada ao frio e pode sobreviver ao inverno abrigada em porões e celeiros. Segundo pesquisadores, o caso está relacionado ao aquecimento acelerado no país.

Estudos mostram que a Islândia aquece quatro vezes mais rápido do que a média do Hemisfério Norte, o que tem provocado o derretimento de geleiras e a chegada de espécies marinhas de águas mais quentes, como a cavala, um tipo pequeno de peixe.

AQUECIMENTO GLOBAL

Pesquisadores alertam que o avanço do aquecimento global vem ampliando a presença de mosquitos em regiões antes frias.

No Reino Unido, por exemplo, já foram encontrados ovos do mosquito-da-dengue (Aedes aegypti) e do tigre-asiático (Aedes albopictus), vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também