A Receita Federal anunciou hoje que o programa do Imposto de Renda 2024 estará acessível a partir de amanhã, terça-feira (12), antecipando-se à previsão inicial de disponibilização em 15 de março, data de início do prazo de entrega das declarações. Essa antecipação permitirá aos contribuintes verificar as informações disponíveis e reunir documentos pendentes com maior antecedência.
A declaração pré-preenchida inclui automaticamente informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos, bem como dívidas e ônus reais, eliminando a necessidade de inserção manual. A Receita Federal avalia que essa abordagem reduz os erros e oferece maior conveniência aos contribuintes.
REGRAS PARA DECLARAÇÃO: No último dia 6, a Receita Federal divulgou as diretrizes para a declaração e anunciou que o período para submissão dos dados vai de 15 de março a 31 de maio. Com a expectativa de receber 43 milhões de declarações este ano, é crucial enviar a declaração o mais cedo possível para garantir uma restituição mais rápida.
Além disso, o método de declaração escolhido e a opção de recebimento também influenciam nesse processo. Aqueles que não cumprirem o prazo estão sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do Imposto sobre a Renda devido.